Valor dos gastos subiu 12,3 por cento no final de 2007
Residentes recorrem cada vez mais
ao cartão de crédito
Residentes recorrem cada vez mais
ao cartão de crédito
O número de cartões de crédito emitidos no último trimestre do ano passado registou uma subida de 2 por cento, contra os valores registados só nos três meses anteriores à recolha de dados. Entre Outubro e Dezembro de 2007 foram postos em circulação, pelas instituições autorizadas, 332,556 cartões de crédito, revelou ontem a Autoridade Monetária de Macau, em comunicado à imprensa.
O valor usado pelos portadores de cartões de crédito atingiu 1,5 mil milhões de patacas, nos últimos três meses do ano passado – número que se traduz numa subida de 12, 3 por cento, comparando com os montantes gastos no trimestre anterior.
O adiantamento de numerário também subiu para 112 milhões de patacas, o que corresponde a 7,7 por cento do total do crédito usado durante o período em análise. Já os valores de reembolso, o que inclui juros e despesa, fixaram-se em 1,4 mil milhões de patacas (subida de 8,3 por cento, contra os dados recolhidos no trimestre anterior).
Também o limite de crédito subiu em Dezembro: no último mês de 2007, os montantes ascenderam a 5,9 mil milhões de patacas, o que significou um aumento de 2,8 por cento, comparando com os valores registados ainda em Setembro.
Segundo a estatística feita pela Autoridade Monetária, o aumento mais significativo ocorreu no recurso a cartões de crédito em patacas – o total ultrapassou 260 mil emissões, o que representa um acréscimo de 2,2 por cento, no período em análise e em comparação com o terceiro trimestre do ano passado. Em segundo lugar, surge o crédito em dólares de Hong Kong (65,015 cartões), seguido da moeda chinesa renmimbi (7,259 emissões).
Já o “turnover” em lojas locais, por portadores de cartões de crédito, registou um acréscimo no último trimestre de 2007, avaliado em 28,9 por cento, ou seja, 8,6 mil milhões de patacas.