27.3.08

Versão cantonense da peça cómica “Arte”, de Yasmina Reza, no CCM
Forte procura leva a sessão extra

“Arte”, uma das peças de teatro de comédia mais premiadas, vai ser apresentada no Centro Cultural de Macau na versão cantonense entre 25 e 27 de Abril. Os bilhetes para três espectáculos estão a ser comprados rapidamente, facto que levou o CCM a organizar uma actuação adicional da peça para as 15:00 do dia 27.
Esta peça, da autoria da dramaturga francesa Yasmina Reza sobre três amigos e uma pintura branca com um preço exorbitante, já fez pessoas rir a bandeiras despregadas pelo mundo fora (em Portugal, a peça na interpretação de António Feio, Miguel Guilherme e José Pedro Gomes foi um sucesso de bilheteiras). Agora, chegou a vez de Macau rir com a interpretação dos actores do Teatro de Repertório de Hong Kong.
A encenação original foi estreada em Paris em 1994, conquistando de imediato a atenção dos círculos de teatro internacionais. Desde então, já foi traduzida para 36 línguas, sendo agora adaptada pela primeira vez para cantonense. Durante os 14 anos de actuações contínuas, “Arte” já foi galardoada com numerosas distinções da área do teatro, como os dos Prémios Tony e Prémios Moliére. A própria Yasmina Reza tornou-se na primeira encenadora não inglesa a receber um prémio Tony para Melhor Peça.
A adaptação em cantonense é encenada por Weigo Lee e traduzida por Jin Zhiping. A peça é protagonizada por Chow Chi Fai, Poon Chan Leung e Sun Wai Keung, três estrelas do firmamento teatral da cidade vizinha.
Weigo Lee recebeu três prémios de melhor encenador pela Confederação de Sociedades Dramáticas de Hong Kong pelas peças “Gafanhoto na Minha Vida” (2000), “Aranhas em Meditação” (2002) e “O Rei da Massagem” (2006). Ao todo, Lee já produziu mais de 40 peças, sendo de momento um artista independente e ainda um dos examinadores do Conselho de Desenvolvimento das Artes de Hong Kong. “Arte” é a segunda peça que Weigo Lee encena para o Teatro de Repertório de Hong Kong desde “O Jogo de Gin”.
A comédia “Arte”, que levanta questões sobre a arte e a amizade, gira em torno de três amigos de longa data - Serge, Marc e Yvan. Serge, cedendo ao seu capricho por arte moderna, adquire uma pintura grande, cara e completamente branca. Marc fica indignado, e o relacionamento entre ambos sofre um grande abalo em resultado das suas divergências em relação à definição de “arte”. Yvan, apanhado no meio do conflito, tenta agradar e acalmar os ânimos, mas acaba por sofrer com os ricochetes do fogo cruzado...

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com