22.4.08

12 mil pessoas em cinco milhões de emigrantes votaram para o Conselho das Comunidades
Macau teve o maior número de votantes

Cerca de 12 mil portugueses no estrangeiro votaram domingo nas eleições para o Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP), número que é uma minoria em relação aos cerca de cinco milhões de emigrantes.
De acordo com dados do gabinete do secretário de Estado das Comunidades, o território com maior número de votantes foi Macau (2.630), seguido de França (2.250), da Venezuela (1.026) e dos Estados Unidos (909).
De destacar também que na Finlândia e na Noruega houve apenas dois votos, no Uruguai, na Irlanda e em Timor-Leste votaram três pessoas e na Itália, Grécia e Áustria não votou ninguém.
Os números avançados pelo gabinete do secretário de Estado das Comunidades englobam todos os votos (válidos, nulos e brancos).
Os números oficiais só são conhecidos hoje.
Em Macau, o deputado e presidente da Associação dos Trabalhadores da Função Pública de Macau, Pereira Coutinho, foi reeleito como conselheiro do CCP ao recolher 2.540 votos num acto eleitoral com lista única.
Além de Pereira Coutinho, foram ainda eleitos como conselheiros Armando de Jesus, funcionário público, e Ana Manhão, a coordenadora do rancho folclórico da Associação dos Trabalhadores da Função Pública de Macau.
Ao longo de domingo, e com 118.944 inscritos no consulado-geral de Portugal em Macau, votaram 2.630 pessoas das quais 23 votaram em branco e 67 acabariam considerados nulos.
Em declarações ao PONTO FINAL, Pereira Coutinho mostrou-se algo surpreendido com a participação eleitoral, dizendo que esperava menos pessoas pela simples razão de que havia apenas uma lista: “Falei com várias pessoas, e apesar de achar que a comunidade portuguesa e macaense tem um sentido cívico apurado, muitas disseram-me francamente que não iam votar porque não havia necessidade.”
Já Moitinho de Almeida, Cônsul de Portugal na RAEM, em declarações ao Canal Macau, considerou que os números “foram razoáveis atendendo ao facto de ter havido só uma lista.” O diplomata considerou que “não houve o mesmo entusiasmo de há cinco anos e lamento que assim tenha sido.”
Criado em 1996, o Conselho das Comunidades Portuguesas é um órgão consultivo do Governo para as políticas relativas à emigração e às comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo sendo ainda representativo das organizações não governamentais de portugueses no estrangeiro.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com