Associação de Segurança Social de Macau organizou seminário
Consulta sobre novo sistema
termina hoje
Consulta sobre novo sistema
termina hoje
A Associação de Segurança Social de Macau aconselha todos os residentes a apresentarem as suas sugestões até ao final do período de consulta pública sobre o sistema de segurança social e o sistema de segurança dos idosos, que termina hoje.
No passado dia 19 de Abril, a Associação de Segurança Social de Macau promoveu um seminário sobre a reforma da segurança social em Macau, que teve a participação de mais de 20 pessoas ligadas ao serviço social.
Segundo o Va Kio, Vong Sin Man, consultor do Gabinete do Secretário para a Economia e Finanças explicou a proposta do Governo para a reforma da segurança social antes de se proceder ao debate, que foi complementado pelas opiniões de dois académicos convidados: Lai Wai Leung, professor associado do Instituto Politécnico de Macau, e Chan Kin Sun, professor assistente da Universidade de Macau.
Ao jornal chinês, Tang Yuk Wa, presidente da associação, explicou que as principais preocupações diziam respeito aos prazos da segunda fase do fundo de providência, à redução da idade para o pedido de pensão de velhice, a transição da segurança social na primeira fase e o índice de segurança dos investimentos no fundo de previdência.
Tang enfatizou que a responsabilização de indivíduos, Governo ou empregadores também deve ser tida em conta na reforma da segurança social de Macau.
O presidente da associação deu como exemplo a segurança de idosos com mais de 60 anos que actualmente não está coberta pela segurança social, ou a entrada de pessoas com baixa formação que não têm aptidões profissionais. Tang adianta que tais questões não ficarão resolvidas na segunda fase do processo. Por outro lado, considera que os recursos para a segurança social devem ser vistos globalmente, de forma a que outros problemas não apareçam mais tarde e que os que existem não se agravem.