17.4.08

Companhia aérea suspendeu operações na passada semana
Oasis em negociações
com potenciais investidores


A companhia aérea Oasis Hong Kong está em negociações urgentes com cinco potenciais investidores interessados em salvar a empresa que há uma semana suspendeu as suas operações devido a prejuízos acumulados de cerca de 81,12 milhões de euros.
De acordo com o diário South China Morning Post, a KPMG, liquidatário nomeado pelos tribunais de Hong Kong, recebeu cinco propostas de interesse manifestado por cinco investidores que podem adquirir a totalidade da empresa ou optar por alguns activos como os aviões e outro material da companhia aérea de baixo custo.
Também referido pelo jornal, foi um alegado interesse sob o nome de "o rei de Angola", proposta que foi afastada pelos liquidatários.
Fora da corrida para comprar a Oasis ou parte dos seus activos parece estar o grupo Cheung Kong, cujo vice-presidente é Victor Li Tzar-kuoi, filho do magnata Li Ka-shing, e que declarou ter emprestado parte do dinheiro com que o casal Raymond e Priscilla Lee lançou a Oasis, bem como a Cathay Pacific, a maior companhia aérea de Hong Kong.
Segundo o South China Morning Post, a negociações terão de decorrer de forma rápida já que o tribunal marcou a audiência para apurar a insolvência da Oasis para 11 de Junho.
A Oasis, que iniciou as suas operações em Outubro de 2006 com voos para Londres e tinha actualmente duas rotas em operação - a capital britânica e Vancouver, no Canadá - suspendeu as suas operações a 09 de Abril com uma solicitação aos tribunais locais para a nomeação de um liquidatário.
A paragem da Oasis está a afectar cerca de 30.000 passageiros que entretanto tinham adquirido passagens para os dois destinos da companhia o que levou já empresas como a Cathay Pacific e a British Airways a estabelecer tarifas reduzidas para os passageiros afectados.
Em Macau, cerca de 200 pessoas terão adquirido bilhetes da Oasis estando a ser aconselhados a contactar a Cathay Pacific e a British Airways para poderem beneficiar de descontos para os seus destinos.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com