17.4.08

Zhuhai responde à sugestão de construir aeroporto conjunto na Ilha da Montanha
Uma boa ideia, com 20 anos de atraso...

O deputado Ieong Tou Hong, no início do mês, trouxe à baila a ideia de se construir um aeroporto na Ilha da Montanha que poderia ser explorado por Macau e Zhuhai. Segundo o Ou Mun, as autoridades daquela Zona Económica Especia consideram boa a ideia, mas acrescentam que seria melhor se tivesse chegado há 20 anos, quando nenhuma das cidades tinha ainda aeroportos. Neste momento, "é inconcebível", cita o jornal chinês.
Ieong Tou Hong argumentava que a obra poderia fomentar o desenvolvimento da Ilha da Montanha, para além de ser a concretização da cooperação entre Macau e Zhuhai. Por outro lado, o deputado explicava que, a acontecer, os terrenos do Pac On onde actualmente se encontra o aeroporto, estariam libertos para outros desenvolvimentos, o que reduziria o problema da falta de terra na RAEM.
Segundo o Ou Mun, responsáveis dos departamentos de trânsito, planeamento, construção e fronteiras de Zhuhai, assim como a comissão administrativa da Ilha da Montanha, reviram a proposta e explicaram ao jornal chinês que não haviam recebido qualquer opinião ou sugestão oficial sobre o seu conteúdo, nem sequer uma moção informativa. No entanto, fizeram questão de realçar que, neste momento, a proposta é "inconcebível", e que o aeroporto de Zhuhai já confirmou o seu desenvolvimento conjunto com o aeroporto de Hong Kong. Por outro lado, existe o projecto de desenvolver as rotas aéreas e de construir um parque de aviação na província.
Zhuhai tem neste momento 18 projectos em estudo, no âmbito da cooperação com as duas RAE e o único que envolve Macau passa por uma mais estreita ligação com a RAEM, de forma a fomentar o desenvolvimento económico. Até agora, não houve qualquer tentativa, projecto ou sequer intenção de construir um aeroporto conjunto.
Um especialista em estudos estratégicos de Zhuhai, que foca muito do seu trabalho no desenvolvimento da Ilha da Montanha, explicou que a proposta apresentada por Ieong Tou Hong poderia ter sido benéfica nos primórdios da colaboração entre Zhuhai e as duas RAE. Se a ideia tivesse surgido há 20 anos, mais precisamente em finais dos anos 80 ou inícios de 90, diz, teria sido uma excelente alternativa aos dois aeroportos. Por outro lado, uma hipótese de colaboração também foi desperdiçada quando Macau não investiu em Hong Kong para depois controlar o aeroporto de Zhuhai, refere a fonte que o jornal chinês não identifica. Segundo o especialista, ambas hipóteses de mais estreitas relações desapareceram com o tempo.
Desde 2006, o aeroporto de Hong Kong entrou em colaboração com o de Zhuhai alugando a gerência, o que, com o tempo, se revelou ter sido uma boa aposta. A província de Guangdong também aprovou, no ano passado, o plano de desenvolvimento da indústria da aviação de Zhuhai, tendo apontando o aeroporto desta cidade como parque industrial de aviação, de forma a fomentar o fabrico de aviões em Guangdong.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com