9.4.08

Continuam a luta pela administração
Templo de A-Ma continua
sem paz à vista


A confusão voltou ontem ao templo de A-Ma. E no centro da polémica está sempre o mesmo assunto: a direcção do pagode da Barra. Em disputa estão dois grupos da Piedade de Beneficiência. Segundo a TDM, um deles é encabeçado por O Man Seng que tem em seu poder uma providência cautelar que lhe atribui a direcção do templo, e o outro é dirigido por Francisco Lam que convocou ontem uma reunião para nomear uma nova administração do pagode. Ora, segundo a providência cautelar, Lam não tem poderes para nomear uma nova direcção, para alem de ser obrigado a entregar o templo a O Man Seng dentro de quatro dias.
Ontem, Lam proibiu a entrada de Seng no templo, alegando, segundo O Man Seng, que estavam proibidas mulheres nas reuniões da assembleia. "Eles dizem que isso é tradição, mas não é verdade, eles é que não deixam. E se não reconhecem os direitos das mulheres, então estão a ir contra a Lei Básica de Macau", explicou Seng ao canal televisivo. No decurso da tarde, Lam explicou que não conhecia nenhum dos acompanhantes de Seng e este acabou por deixar o templo dizendo o caso continuaria em tribunal.
Recorde-se que recentemente, o grupo encabeçado por Lam terá tentado entrar no pagode da Barra usando da violência e dizendo dirigir a nova administração. Um monge terá reagido, pelo que os acompanhantes de Lam e os monges, que se encontravam no local, terão acabado por se envolver em confrontos. Duas pessoas tiveram de levar assistência médica.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com