9.4.08

Governo convida arquitectos locais a apresentarem projectos
Aceitam-se propostas para
nova Biblioteca Central


O Governo está a organizar um concurso por convite - “Desenho Conceptual da Nova Biblioteca Central de Macau” -, convidando para o efeito os arquitectos inscritos na DSSOPT de Macau.
De acordo com um comunicado difundido pelo Gabinete de Comunicação Social, a nova Biblioteca Central deverá reflectir valores como “herança cultural”, “estudo orientado”, “desenvolvimento intelectual” e “serviço à sociedade”.
A Biblioteca abrangerá o edifício do antigo tribunal, na Avenida da Praia Grande, e o edifício-sede da Polícia Judiciária, na Rua Central, com uma área global de 22 000 m2.
As obras desenrolar-se-ão em duas fases: a primeira, no edifício do antigo tribunal, e a segunda, no edifício-sede da Polícia Judiciária. O Governo pretende ainda que o espaço seja acessível, prático e multifuncional, sendo valorizada a sua unicidade e a sua sustentabilidade. Ao mesmo tempo, será considerada a manutenção da estrutura arquitectónica, das instalações e dos equipamentos, tendo em conta os respectivos custos e as preocupações ambientais.
Os candidatos, recebendo o convite do Instituto Cultural, poderão participar individualmente ou em grupo, habilitando-se a um 1.º Prémio de MOP 200.000, um 2.º Prémio de MOP 120.000, um 3.º Prémio de MOP 80.000 ou cinco Prémios de Obra Seleccionada de MOP 20.000, sendo o resultado do Concurso publicado a 15 de Julho de 2008. As propostas premiadas constituirão uma base fundamental ou referencial para o projecto arquitectónico final.
As candidaturas deverão ser apresentadas na Recepção do Instituto Cultural, na Praça do Tap Seac, até às 17:00 horas do dia 23 de Junho de 2008. O Regulamento, o Boletim de Inscrição e a Declaração já estão disponíveis no sítio: novaBC.icm.gov.mo.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com