6.4.08

Desde 2007, já 10 funcionários pediram demissão
Santa Casa perde enfermeiros
por melhores remunerações


Desde 2007, dez funcionários da Santa Casa da Misericórdia já pediram a demissão, sendo a sua maioria enfermeiros do lar de terceira idade e das creches. Segundo a TDM, António José Freitas, provedor-geral da instituição explicou que "como outras empresas, já que a situação é genérica a empresas, instituições e companhias, nós estamos a passar, não vou dizer que por uma crise, mas uma situação difícil no que diz respeito à contratação de pessoal. De facto, há melhores ofertas, e melhores remunerações de outros sectores e a Santa Casa já recebeu 10 pedidos de exoneração dos cargos". António José Freitas admite que outros funcionários já foram empregados em substituição, mas "por salários melhores, o que tem influencia no orçamento". Este ano, o orçamento foi de 25 milhões, estando 65 por cento reservado a encargos com o pessoal. Desde o ano passado, verificou-se um aumento entre os 14 e os 15 por cento no orçamento, sobretudo devido a despesas de funcionamento e pessoal, uma situação que pode piorar com a diminuição das taxas de juro.
"Mas não estamos preocupados. Felizmente, a Santa Casa da Misericórdia goza de excelente saúde financeira. Aliás, nós temos um montante de mais de três milhões de patacas guardado em caso de necessidade, e também contamos com a ajuda do Governo, que suporta 25 por cento das nossas despesas", explica o provedor-geral, que acrescenta que também a instituição faz o que pode para ajudar a comunidade.
Os Irmãos da Santa Casa deram ao Gabinete de Ligação da RAEM uma ajuda de 350 mil de patacas dedicados às vítimas dos nevões na China, tendo 100 mil vindos de donativos e 250 do orçamento da instituição. A irmandade aproveitou a ocasião para pôr o Gabinete de Ligação a par das actividades a que pretendem dar continuidade, nomeadamente os subsídios às propinas de alunos carenciados da escola portuguesa. Na semana passada, na Assembleia Geral da Irmandade foi aprovado o montante de 500 mil patacas para este apoio, que, este ano, já teve 70 pedidos. A ajuda começou no ano lectivo de 2000/ 2001 e já apoiou mais de 500 alunos, que receberam um total de três milhões de patacas.
Há oito anos também foi criado o Fundo da Santa Casa para a União Geral das Associações de Moradores. Na última Assembleia Geral da Irmandade também foi aprovado um reforço de meio milhão de patacas para dar continuidade a este apoio, que visa famílias carenciadas.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com