9.4.08

Espancavam alunos para os obrigarem a juntar-se ao grupo
Tríade juvenil era experiente

No mês passado, a Polícia Judiciária desmantelou uma tríade de adolescentes e prendeu nove jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 17 anos. Segundo o jornal Ou Mun, os detalhes do caso mostram que cinco dos membros do grupo já tinham antecedentes em tríades similares quando decidiram formar o seu próprio clã. As autoridades acreditam que um deles, um jovem de 17 anos, de apelido Un, encarregava-se de recrutar novos elementos para o grupo, pressionando, muitas vezes usando a violência física, alunos de várias escolas de Macau a juntarem-se à tríade.
Para além de baterem em jovens de vários estabelecimentos de ensino, também lhes extorquiam dinheiro, como taxa de protecção. Com este método conseguiram recrutar 30 novos membros. E foi também por causa deste método que foram presos. Juntaram-se 20 nas ruínas de São Paulo para interceptarem um jovem mais arisco, quando foram apanhados em flagrante pela PJ, que já os aguardava. Neste episódio foram presos nove jovens, sendo que cinco são suspeitos de liderarem a tríade, pelo que as autoridades acreditam estar desmantelada. Embora a polícia acredite que o grupo não se tenha envolvido em crimes mais graves do que espancar e roubar jovens, o caso já foi remetido para o Ministério Público.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com