9.4.08

Deputado defende que medida liberta a Taipa para outros projectos
Ieong Tou Hong quer aeroporto
na Ilha da Montanha


Ieong Tou Hong propôs que Zhuhai e Macau se juntassem para a construção de um aeroporto internacional na ilha de Hengqin, também conhecida como a Ilha da Montanha. Para o deputado, em declarações ao Ou Mun, a infra-estrutura não só seria uma mais valia no sistema de cooperação entre a província chinesa e as duas RAE, como iria fomentar o desenvolvimento da Ilha da Montanha como local de passagem. Se Hengqin tivesse um aeroporto internacional, Macau teria condições para libertar a terra de Pac On, na Taipa, numa resposta à necessidade de terra para futuros empreendimentos.
Ieong Tou Hong garante que, considerando o contínuo desenvolvimento da sociedade, Macau precisa de mais espaço e esta é uma questão que não pode ser adiada. O deputado aceita a proposta de novos aterros que o Governo apresentou em 2006, tendo em conta as sugestões de peritos da Comissão do Rio Zhujiang de reclamar terra entre Macau e a Taipa. O projecto passa por estreitar a passagem do rio para aumentar a fluxo de água e usar a lama do estuário do rio Zhujiang, como já aconteceu no estuário do rio Changjiang. O deputado considera que esta é a melhor opção para dar mais terra a Macau.
Tendo em conta o envolvimento geográfico, Ieong diz que a terra reclamada não pode ter grandes proporções, e é por isso que explica que a ilha de Hengqin é a melhor opção até agora.
Guangdong tem mostrado vontade de uma cooperação entre os três governos, e a ilha de Montanha podia ser um dos pontos fulcrais da ligação entre Macau e a província da China continental O deputado considera que tem de haver um projecto de verdadeira colaboração entre as regiões, e Hengqin podia marcar o ponto de viragem, já que podia estar conectado a Zhuhai através da linha férrea entre Zhuhai e Guangdong que se poderia estender até à ilha, e ter também ligação a Cotai, em Macau.
Por outro lado, várias pessoas já vieram dizer que a ponte entre Zhuhai, Hong Kong e Macau podia passar por Hengqin, tornando a ilha num importante local de passagem. "Quando a estrada lá passar, o dinheiro também há de vir", disse, acrescentando que "o sucesso de Hengqin acontecerá quando existirem as condições certas".
O deputado continuou, dizendo que a Ilha da Montanha podia ser "a região especial administrativa das regiões especiais administrativas", o que quereria dizer que o aeroporto internacional poderia ser partilhado por Zhuhai e Macau. Desta forma, Macau poderia libertar o espaço que neste momento está reservado ao aeroporto da Taipa, mais de 192 hectares, e assim ter mais reservas de terras.
O Governo da RAEM está a considerar ampliar o aeroporto da Taipa de forma a ter mais rotas e espaços de estacionamento.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com