13.4.08

Fórum para a Cooperação Ambiental entre 23 e 25 de Abril
Macau, a plataforma verde

A primeira edição do Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental Macau (MIECF, na sigla inglesa) realiza-se entre 23 e 25 de Abril, numa iniciativa do Governo da RAEM.
Com este evento, Macau pretende ser uma plataforma de intercâmbio de tecnologias para as indústrias amigas do ambiente nas regiões vizinhas, sobretudo para o Grande Delta do Rio das Pérolas, mas também para as regiões com as quais tem uma estreita e duradoura relação de cooperação.
Centrado na “Água, Energia e Desenvolvimento Sustentado”, o MIEFC pretende promover a cooperação internacional na área da protecção do ambiente e aproveitamento dos recursos energéticos. Um dos principais temas é mesmo o debate em torno das estratégias para modernizar a eficiência da conservação energética a nível mundial.
Paralelamente, a exposição irá apresentar os avanços no campo das tecnologias ambientais, técnicas e métodos utilizados na conservação energética e pesquisas e trabalhos de investigação relacionados com esta área, além de reunir informação relativa aos temas ambientais abordados no Fórum.
Sob o lema “Thinking Green, Going Clean and Living Cool”, o MIEFC decorrerá ao longo de três dias no Centro de Convenções e Exposições do Venetian Macau.
Num comunicado difundido ontem pelo Gabinete de Comunicação Social, a vogal da Comissão Executiva do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM) e representante da Comissão Organizadora do MIECF, Echo Chan, afirmou que as tecnologias na área da protecção do ambiente têm-se tornado cada vez mais necessárias e importantes, especialmente se se tiver em conta o rápido desenvolvimento de Macau, onde hotéis e outros projectos de grande dimensão já arrancaram.
De acordo com Echo Chan, um total de 115 entidades e empresas irão colocar expositores no espaço destinado à exposição, que terá uma área total de 6900m2. O pavilhão de Macau também marcará presença no evento, para o qual foram convidados 26 departamentos governamentais e organizações. Entretanto, também será instalado o pavilhão do Grande Delta do Rio das Pérolas, com uma área total de 813m2, onde mais de 80 empresas vão apresentar os mais recentes desenvolvimentos no sector das indústrias verdes das diferentes províncias e regiões. Até ao momento, a comissão do MIECF recebeu 39 inscrições e pedidos para estabelecimento de contactos de empresas de Macau e do Delta do Rio das Pérolas.
A presidente substituta da Comissão Executiva do Conselho do Ambiente e representante da Comissão Organizadora do MIECF, Vong Man Hung, revelou que Xu Qinghua, representante do ministro da Protecção Ambiental da China, Zhou Shengxian, o vice-ministro dos Recursos Hídricos da China, Hu Siyi, o director do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento na China, Subinay Nadny, e o chefe do Gabinete da Comissão Europeia para Hong Kong e Macau, Thomas Roe, irão participar e discursar na cerimónia de abertura do evento.
Apresentações sobre os mais variados temas, incluindo a “Agenda para a cooperação internacional”, “Poupança de energia e redução de emissões”, “Uso e tratamento adequado dos recursos hídricos”, “Produção limpa” e “Cidades inteligentes/ecológicas e políticas sustentadas para os transportes”, já foram confirmadas por 54 personalidades e especialistas na área do ambiente de 15 países e regiões, entre os quais a China, União Europeia, Bélgica, Brasil, Finlândia, França, Coreia do Sul, Alemanha, Japão, Filipinas, Singapura, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos da América.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com