15.4.08

Fórum realiza-se hoje, ao final da tarde
Budismo no Instituto Ricci

O Instituto Ricci de Macau realiza hoje, às 6.45, um fórum sobre as Comunidades Budistas da China, apresentando o livro de Christian Cochini, que dá nome ao fórum. A apresentação cabe ao próprio autor.
A iniciativa, que a instituição realiza todos os meses sobre vários tópicos relacionados com a China, pretende responder a algumas questões sobre o budismo, a terceira maior religião do mundo, antecedida pelo cristianismo e o islamismo, mostrando porque, nos últimos cinquenta anos, conseguiu angariar fiéis nos quatro cantos do mundo.
Christian Cochini, doutorado em teologia pelo Instituto Católico de Paris e actualmente trabalhando no dialogo inter-religioso com as comunidades budistas chinesas, explica que o Budismo se tornou alvo de muita curiosidade nos últimos anos, sendo considerado por uns um meio para a salvação, por outros uma ameaça. Com a emergência da China como potência económica e o cenário geopolítico a rodear a Europa e a Ásia, o Budismo ainda conseguiu maior protagonismo.
Ao lado de Christian Cochini estará Jaroslaw Duraj, um polaco jesuíta que se formou em teologia e estuda hoje budismo na universidade de Hong Kong. O fórum será mediado pelo director do Instituto Ricci de Macau, Artur Wardega.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com