7.4.08

Imprensa chinesa de Hong Kong antecipa corrida a CE de Macau
O grupo dos cinco

A revista semanal East Weekly fez uma recente antevisão aos ‘candidatos a candidato’ ao cargo de Chefe de Executivo da RAEM, cuja eleição decorre no ano que vem.
A publicação atribuiu renovado favoritismo ao empresário Lionel Leong Vai Tac, que conquistou o maior número de votos nas eleições de Macau dos deputados à 11ª Assembleia Nacional Popular (ANP) chinesa, e a Ho Chio Meng, Procurador-Geral da RAEM. O dueto junta-se à lista que já incluia os Secretários Fernando Chui Sai On e Francis Tam, e Ho Iat Seng, o Presidente da Associação Industrial.
Lionel Leong Vai Tac vai ganhando terreno no grupo dos ‘candidatos-a-candidato’ à sucessão de Edmund Ho ao cargo de Chefe do Executivo da RAEM. É, pelo menos, um dos nomes que mais se ouve quando o tema da eleição vem à baila, a par de Ho Iat Seng.
Homem próximo de Ho, Leong Vai Tac é considerado um dos ‘cérebros’ da nova geração de pensadores e estrategas de Macau. Fundador em 1997 do Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento de Macau é considerado na análise da East Weekly como um ‘outsider’ cada vez mais ‘in’. O empresário somou mais um trunfo na praça pública com o resultado surpresa conseguido nas recentes eleições de Macau dos deputados à Assembleia Nacional Popular (ANP) chinesa, em que foi mais votado de entre os 17 candidadtos às 12 vagas.
Outra personalidade a ganhar destaque nos tempos mais recentes é Ho Chio Meng, Procurador-Geral da RAEM. A revista de Hong Kong classifica-o como ‘outsider’ de peso, quase a par Lionel Leong– em termos de protagonismo público nos tempos recentes na ‘corrida’ dos potenciais candidatos. Em declarações recentes aos jornalistas, Ho Chio Meng considera ainda ser cedo para abordar o tema da sucessão de Edmund Ho justificando que é prematuro discutir o nome do futuro responsável máximo da RAEM. Ou seja, não confirma, nem desmente os que o apontam como candidato ao cargo.
A East Weekly elenca igualmente os três nomes que já há algum tempo são ventilados na opinião pública: à cabeça – e considerado o ‘líder’ das preferências – o empresário Ho Iat Seng, Presidente da influente Associação Indústrial de Macau – e os Secretários do Governo da RAEM Fernando Chui Sai On (Assuntos Socais e Cultura) e Francis Tam Pak Yuen (Economia e Finanças).

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com