7.4.08

Para combater efeito da subida de preços
Edmund Ho promete
mais apoios à população


O Chefe do Executivo garantiu que o Governo está atento ao aumento do custo de vida no território e estuda novas medidas para atenuar os efeitos da inflação na vida das famílias, segundo uma nota do Gabinete de Comunicação Social.
Sublinhando que a mais recente escalada dos preços em Macau se deve, principalmente, a "factores externos" - nos mercados de origem dos produtos -, Edmund Ho disse que o "Governo continua a avaliar outros meios e medidas viáveis para aplicação no prazo de cerca de um mês de apoio aos cidadãos a fim de tentar reduzir os efeitos da pressão provocada pela inflação".
Além das medidas de apoio, Edmund Ho garantiu também, segundo a nota oficial, que as entidades oficiais competentes "acompanham de perto a oscilação dos preços e tentarão encontrar disposições eficazes e moderadoras, no âmbito da normalização do mercado".
Edmund Ho falava quinta-feira à saída de Macau rumo a Xi'an, capital da província de Shaanxi, onde vai participou na abertura do 12º Fórum para o Comércio, Investimento e Cooperação entre o Leste e o Oeste da China, no sábado.
A acompanhar Edmund Ho, o secretário para a Economia e Finanças, Francis Tam, reiterou, por sua vez, a "atenção do Governo à recém-registada oscilação dos preços, designadamente de bens alimentares como óleo e cereais, e garantiu que o mercado local dispõe de uma provisão abundante de tais produtos, especialmente o arroz".
O membro do Executivo disse também que "Macau tem mantido intensos contactos com as entidades competentes do país sobre a questão e recebido a garantia de que o fornecimento de produtos essenciais, mais directamente ligados à vida dos cidadãos, tais como óleo e cereais, se encontra assegurado".
Tam respondia assim aos receios de problemas com o fornecimento de bens por parte da China, que originou uma subida de preços de alguns produtos em Macau.
Francis Tam acrescentou que o Governo "intensificou os contactos com os sectores retalhista e distribuidor de produtos alimentares (óleo e cereais), para um melhor conhecimento sobre a situação do mercado e informação actualizada da população sobre preços e oferta de tais produtos".
Garantiu ainda "maior transparência da acção governativa a este nível" e prometeu o apoio governamental aos mesmos sectores para encontrar novos mercados de abastecimento.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com