21.4.08

Leong Kam Chun pede explicações pelas falhas registadas no sábado
Tufão deixa comunicações móveis
em espera


Sábado, durante a passagem do tufão Neoguri ao largo de Macau, os serviços de telemóveis mostraram diversas falhas. A CTM, num comunicado difundido logo nesse dia, justificou as falhas com uma sobrecarga de chamadas efectuadas ao mesmo tempo. O comunicado da empresa de telecomunicações explica que logo se prontificou a resolver o problema, chamando mais pessoal.
No entanto, para Leong Kam Chun, presidente da Associação dos Consumidores das Companhias de Utilidade Pública, essas explicações não colhem. O responsável disse ao jornal Va Kio que isso não havia sido suficiente e que falhas destas não podiam acontecer numa cidade em pleno desenvolvimento como Macau. Leong questiou mesmo se a empresa teria capacidade para dar resposta às necessidades de maior desenvolvimento de Macau. Por outro lado, realçou também que a Direcção dos Serviços de Regulação de Telecomunicações devia seguir o incidente de forma a decidir se iria ou não definir medidas de punição.
A CTM não foi a única operadora com problemas. Também a Hutchison se viu obrigada a explicar aos seus cliente que foi feito o possível para rapidamente responder às necessidades dos consumidores e que o serviço foi retomado logo que possível.
Leong considera por seu turno, que ambas deviam ter tido maior preparação para este tipo de acontecimento e não reagir só quando as falhas apareciam. O dirigente associativo explica que também houve paralisações no passado, quando as condições meteorológicas se agravaram. Nessa altura, os operadores conheciam as causas do problema e também se apressaram a resolvê-lo, usando operações manuais. Leong diz que é óbvio que já não se trata de uma falha acidental e que as operadores têm de prevenir as falhas quando um tufão se aproxima.
Leong Kam Chun argumenta que Macau é uma cidade turística em desenvolvimento e um serviço de telecomunicações de alta qualidade é importante. Para ser operador, defende, há que agir com responsabilidade para manter um bom serviço. Por outro lado, diz, o Governo deve ter uma política a longo prazo para que as empresas de telecomunicações tivessem espaço para se desenvolver, evitando que estas estejam permanentemente numa fase intermediária.

CAIXA
O tufão que veio mais cedo

Desde que há registos, foi na primeira vez que o sinal "8" de tempestade tropical que foi içado. Entre as 13:30 e as 19:30 de sábado, devido à aproximação do tufão "Neoguri", com o içar do sinal número oito, as ligações marítimas com Hong Kong estiveram suspensas entre as 12:45 e as 19:30, hora em que o sinal "3" foi içado. No Aeroporto Internacional de Macau registou-se o atraso de 74 voos.
Durante o tempo em que o sinal "8" esteve içado houve mais de 20 queixas de quedas de árvores e de vários objectos. Uma casa na zona da Praia do Manduco chegou mesmo a ruir.

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