9.4.08

Medida afecta pelo período de seis meses Macau e Hong Kong
Vistos de entradas múltiplas suspensos

A China suspendeu a emissão de vistos de entradas múltiplas no país por seis meses em Macau e Hong-Kong, disse ontem à agência Lusa fonte oficial da representação local do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês.
A fonte contactada pela agência Lusa indicou que a suspensão teve início em Abril e integra um "conjunto de medidas que são normalmente adoptadas pelos países organizadores de grande eventos para garantir a segurança dos seus cidadãos e dos participantes nesse evento".
A explicação oficial tem, no entanto, várias versões já que a própria responsável da secção consular chinesa na representação do Ministério em Macau, de apelido Cheng, sublinha que a "emissão de vistos foi suspensa em Macau e Hong-Kong devido a problemas técnicos" cuja solução "pode demorar algum tempo" mas é ainda cedo para "definir".
"Cabe aos técnicos resolver o problema", disse Cheng salientando também que "dependendo do propósito da visita", tal como é prática normal, as representações do Ministério "podem emitir vistos de uma ou duas entradas no continente chinês mas já não de entradas múltiplas".
A suspensão de emissão dos vistos foi, inicialmente, revelada pelo diário South China Morning Post, de Hong-Kong, que se referia apenas à antiga colónia britânica e tendo como base da informação os agentes de viagens da cidade.
Na sua edição de ontem, o Sout China Morning Post indica também que mesmo a emissão de vistos simples está suspensa nos postos fronteiriços entre a Região Administrativa Especial e o continente chinês, estando apenas a ser feita na representação de Pequim, uma medida que é imposta, segundo o jornal, devido à necessidade de aumentar a segurança a poucos meses dos Jogos Olímpicos de Pequim.
No entanto, contactado, pelo jornal, um responsável do comissariado local, apresentou também como justificação questões técnicas como a causa da suspensão.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com