8.4.08

"Oriente - Ocidente" - Ciclo de cinema no Albergue da Santa Casa da Misericórdia
Filmes deste e do outro mundo

São quinze os filmes que vão ser exibidos de 9 de Abril até 7 de Junho, todas as quartas e sábados, às 21 horas, na Galeria do Albergue da Santa Casa da Misericórdia, em mais uma iniciativa da Casa de Portugal em Macau, desta feita com a colaboração da Bambu - Sociedade de Artes Limitada.
Intitulado "Oriente - Ocidente", o ciclo de cinema reúne trabalhos de realizadores das duas partes do mundo, datados de diferentes épocas.
A abrir, já amanhã, será apresentado "The Lover" (1992), do realizador francês Jean-Jacques Annaud, baseado no romance homónimo, e autobiográfico, de Marguerite Duras, com Jane March e Tony Leung Ka Fai nos principais papéis.
O próximo filme, "Sayonara" (1957), será exibido no sábado. Realizado por Joshua Logan, conta a história de um oficial da Força Aérea norte-americana (Marlon Brando) estacionado numa base japonesa. Amores proibidos entre americanos e japonesas é a receita deste drama.
Marguerite Duras haverá de voltar à tela na obra seguinte, "Hiroshima Mon Amour" (1959), realizado pelo francês Alain Resnais. A escritora francesa escreveu esta obra que trata da história de uma actriz francesa (Emmanuelle Riva) que desempenha o papel de uma enfermeira num filme passado em Hiroshima durante o pós-guerra. A actriz conhece um japonês (Eiji Okada), pelo qual se apaixona.
Mais Japão de volta no dia 19 de Abril, mas agora com o mestre Akira Kurosawa e "Kagemusha" (1980). Esta obra é sobre um bandido que é ensinado a imitar um senhor da guerra moribundo num plano de dissuasão das tentativas de outros senhores da guerra em atacarem outros clãs.
A terminar o mês de Abril, no dia 23, é exibida outra produção japonesa, "Merry Christmas Mr. Lawrence" (1983), de Nagisa Oshima. Com um elenco tão improvável quanto luxuoso - David Bowie, Tom Conti, Ryuichi Sakamoto e Takeshi Kitano -, esta é uma obra sobre as experiências de um prisioneiro da II Guerra Mundial no Japão. Um dos elementos que torna este filme inesquecível é a banda sonora de Ryuichi Sakamoto.
Maio abre com "M. Butterfly" (1993), do canadiano David Cronemberg. Protagonizado por Jeremy Irons, esta obra, baseado numa história verídica, debruça-se sobre o caso entre um diplomata francês destacado em Pequim e uma cantora de ópera chinesa, que é também uma espia ao serviço do governo chinês.
Dia 10, é a vez de "Rhapsody in August" (1991), de Akira Kurosawa. A trama gira em torno de uma mulher que perdeu o marido durante o bombardeamento atómico de Nagasaki, e a sua demanda para encontrar um irmão cuja existência desconhecia. Richard Gere também consta do elenco.
Na sessão seguinte, dia 14, é apresentado "The World of Susie Wong" (1960), do norte-americano Richard Quine, e protagonizado por William Holden e Nancy Kwan. Um arquitecto com aspirações a artista viaja até Hong Kong, então uma cidade verdadeiramente exótica. Aí, apaixona-se por "Mee Ling", que tem alguns segredos...
"Shadow Magic" (2000), do chinês Ann Hu, é apresentado no dia 17 de Maio. Passado em 1902, em Pequim, retrata um empreendedor fotógrafo chamado Liu Jinglun, que abre um teatro chamdo Shadow Magic depois de um amigo inglês lhe ter "apresentado" um projector, uma câmara de filmar e alguns curtos filmes dos irmãos Lumiére.
No dia 21, é apresentado "The Quiet America" (1958), um filme de Joseph L. Mankiewicz baseado no romance homónimo de Graham Greene. Trata-se de uma história de amor passada em Saigão, no Vietname, ao mesmo tempo que as forças de libertação locais atacam os colonos franceses. Paixão, mistério e assassínios.
"The Last Samurai" (2003), de Edward Zwick, é exibido no dia 24 de Maio. Conta com Tom Cruise a fazer de ex-capitão do Exército norte-americano, contratado por um empresário japonês para que "ocidentalizasse" o exército nipónico.
"Painted Veil" (2006), de John Curran e com Naomi Watts e Edward Norton, é o filme a ver no dia 28. Conta a história de um jovem casal inglês desterrado na China do início do séc. XX.
Maio fecha com a última obra de Clint Eastwood, "Letters From Iwo Jima" (2006). É a comovente história da resistência dos soldados japoneses face à invasão "yankee" e a defesa da ilha de Iwo Jima. O filme centra-se nos monólogos de soldados e oficiais. Para ver no dia 31 de Maio.
Em Junho, no dia 4, pode ser visto o último Wong Kar-wai, "My Blueberry Nights" (2007). É a incursão do realizador de Hong Kong em Hollywood, com Norah Jones e Jude Law nos principais papéis. Um filme romântico "on the road".
A terminar, no dia 7 de Junho, surge o oscarizado "Babel" (2006), de Alejandro González Iñárritu. Um mosaico que cruza várias histórias, entre as quais a de uma jovem japonesa surda. Conta com Brad Pitt e Cate Blanchett como protagonistas.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com