9.4.08

Râguebi de Macau eliminado nos quartos-de-final em torneio nas Filipinas
“Soube a pouco”

Equipa reforçada, ambições redobradas. Foi com este espírito que a equipa do Clube de Râguebi de Macau (CRM) partiu no último fim-de-semana para o Manila Tens. Uma série de lesões cortou as asas ao sonho de voar para o título numa prova onde a equipa local tem provas dadas

Alfredo Vaz

A equipa partiu determinada em conquistar o título principal na décima participação em 18 edições deste prestigiado torneio. Duas vitórias nos dois primeiros jogo da série de grupos – uma contra os favoritos, Asian Barbarians – abriram as portas à qualificação para o troféu principal, a Cup. Mas uma derrota na derradeira partida - já com a equipa em esforço por causa de uma série de lesões (quatro dos jogadores do 10 base) – relegou o seleccionado local para o 3º lugar do grupo, e para um embate complicado nos quartos-de-final da Plate, o segundo troféu mais importante.
As coisas até começaram bastante bem para a equipa da RAEM. Integrado no Grupo B da segunda divisão de um ‘campeonato’ com 29 equipas, o CRM começou o sobrecarregado programa de Sábado (três jogos num dia) com uma vitória clara sobre os AlaBang Eagles por10-0.Um jogo em que o dez da RAEM foi claramente superior. Em declarações ao PONTO FINAL, Ricardo – Ricky – Pina, capitão da equipa de Macau sublinhou que “estava cumprido o objectivo que era vencer o primeiro jogo.”
A jornada continuou com louros para a equipa da RAEM: vitória por 8-5, num jogo muito renhido contra os Asian Barbarians, crónicos candidatos o título – no papel a equipa mais forte do grupo. Um jogo muito renhido, cujo resultado reflectiu o que se passou em campo, mas que teve consequências no desfecho da prestação final, segundo Ricardo Pina: “foi um jogo bastante duro, que acabou por marcar um pouco o resto da prestação, porque ficámos sem quatro jogadores importantes.”
O terceiro e decisivo encontro, já com a equipa condicionada pela ausência forçada de jogadores-chave esteve empatado a zero até perto do fim. Os últimos três minutos foram fatais para as aspirações da equipa da RAEM: “tivemos quatro jogadores que saíram lesionados, baralhámo-nos um bocado, e foi aquela minuto de mudanças que perdemos a concentração e eles marcaram logo um ensaio. Entretanto já só faltavam dois minutos, falhámos uma placagem num sito proibido, e eles acabaram por conseguir marcar ,mais um ensaio .Foi um bocado injusto, toda a gente esperava que ganhássemos o jogo”, desabafou o capitão da formação de Macau.
O empate teria sido suficiente para Macau ganhar o grupo e disputar a taça principal, mas a derrota por 14 pontos relegou a equipa para o 3º lugar devido à diferença entre pontos marcados e sofridos.
Relegada para a Plate, Macau apanhou pela frente nos quartos-de-final a equipa da Casa, o Manila Nomads. Outro jogo
renhido, que a equipa da RAEM perdeu por 7-5. Ainda de acordo com Ricky Pina, o jogo “estava renhido, era para um lado ou para o outro, tiveram mais sorte(...) acredito que se estivéssemos com a equipa na máxima força, - pelo que vimos pelo nível da Plate, podíamos ter chegado à final.”
Ricky Pina sintetiza a prestação com um ,“soube a pouco.” E promete que Macau vai voltar para o ano a Manila com ambições redobradas numa prova onde tem pregaminhos: o melhor resultado foi em 1999, final da Cup – taça principal – derrota por 17-15 contra o British Club Banquecoque e em 2001 a equipa da RAEM venceu a Plate por 38-12 contra os Old Forbetonians.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com