9.4.08

Museu do Oriente anuncia actividades
para os primeiros três meses


O Museu do Oriente, que será inaugurado a 8 de Maio, anunciou ontem um programa de actividades para os primeiros meses que inclui cinema, música, dança, teatro, além de três exposições, duas permanentes e uma temporária.
Nos quatro dias a seguir à inauguração, o Museu do Oriente, um desígnio da Fundação Oriente, que funcionará não apenas como museu, mas como um centro cultural, vai apresentar uma peça musical desenvolvida pelo pianista Mário Laginha, que convidou alguns instrumentistas orientais (do Vietname, da Índia e do Japão) para o acompanharem.
Música e danças tradicionais de Goa, música chinesa em instrumentos ocidentais e um espectáculo de marionetas são outros espectáculos que o Museu do Oriente, instalado num edifício construído nos anos 40 na zona portuária de Lisboa, vai apresentar nos primeiros dias.
Uma parte do Monstra - Festival de Animação de Lisboa também vai decorrer nas instalações do museu, de 10 a 18 de Maio, integrando alguns filmes de três cineastas japoneses: Osamu Tezuka, Hayao Myazaki e Koji Yamamura.
Do programa deste festival consta ainda um ciclo dedicado ao Oriente por cineastas do Ocidente.
No início de Junho, o Museu do Oriente vai apresentar um espectáculo de teatro e outro de dança integrados no Alkantara Festival.
O Museu do Oriente tentou criar parcerias com eventos que já têm uma tradição na cidade, como é do caso destes dois festivais, apresentando "a componente oriental" da programação destes, explicou João Galvão, da Fundação Oriente, antes de uma visita guiada dos jornalistas ao edifício.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com