21.4.08

Trompetista Chris Botti actua com a sua banda no Centro Cultural de Macau a 3 de Junho
"O trompetista de jazz
mais sexy desde Chet Baker"


São postos à venda no próximo dia 23 de Abril, quarta-feira, os bilhetes para o concerto do trompetista Chris Botti no Centro Cultural de Macau, no dia 3 de Junho.
Após a diva do jazz Dee Dee Bridgewater nos ter deliciado com a sua interpretação atrevida e bem humorada de várias “chansons” francesas no seu concerto em Macau no Outono passado, o Centro Cultural volta a apresentar mais um serão de jazz sensual com o célebre trompetista Chris Botti, num espectáculo que o CCM apelidou de “A sedução do Jazz”.
O músico norte americano vai actuar com a sua banda de quatro músicos no Grande Auditório do CCM, onde os cinco vão percorrer uma selecção de músicas do último álbum de Chris Botti, Italia, que foi nomeado para um Grammy o ano passado, e ainda várias músicas dos álbuns de sucesso de vendas When I Fall In Love (2004) e To Love Again (2005). Desde o lançamento do seu primeiro trabalho a solo em 1995 - First Wish - Chris Botti estabeleceu-se como uma figura singular no campo do jazz contemporâneo, ao mesmo tempo que prendeu a atenção do mundo da pop. Após passar em Maio por Taipé, Xangai, Pequim, Singapura, Seul, Jakarta e Tóquio, Macau vai ser a última paragem asiática de Botti antes deste voltar para os Estados Unidos, onde prosseguirá com o seu preenchido calendário de concertos.
Uma vez, um crítico descreveu Chris Botti como "o trompetista de jazz mais sexy desde Chet Baker" mas, para além da boa aparência física, Botti também goza de uma boa reputação musical. No estúdio e no palco, Botti já trabalhou com Andrea Bocelli, Michael Bublé, Diana Krall, Paul Simon, Joni Mitchell, Paula Cole, Jill Scott ou o respeitado compositor para filmes John Barry, entre outros; e como colaborador, já apareceu numa dezena de álbuns, compilações e bandas sonoras. Uma das suas parcerias mais frutíferas foi com Sting, que contratou o trompetista como solista na sua digressão de 1999 a 2001 “Brand New Day". Esta união – em que Sting cantou nos CDs de Botti de 2004 e 2005 – foi coroada com um Grammy em 2005 para o Melhor Arranjo Instrumental para Acompanhamento de Vozes.
Christopher Steven Botti é natural de Oregon, EUA, nasceu em Portland, e cresceu em Corvallis, tendo ainda passado dois anos da sua infância na Itália. Ele fez os seus estudos musicais com uma sucessão de grandes professores em Indiana, e em Nova Iorque, com o falecido trompetista-mestre Woody Shaw. Enquanto jovem, o jazz que o inspirou foram as baladas melancólicas e espaciais de Miles Davis nas gravações do princípio dos anos 60 como "My Funny Valentine", e tal influência repercute-se por todos os trabalhos e espectáculos ao vivo de Chris Botti.
No concerto em Macau, Chris Botti vai apresentar vários clássicos do jazz romântico que vão seguramente levar veicular a sua imagem de marca de virtuosismo e melodias imaginativas, mas o músico também vai dedicar parte do concerto ao seu último trabalho Italia, que contém canções sensuais e energéticas que vão beber a fontes como música clássica e bandas sonoras de Ennio Morricone. Chris Botti estará à frente do concerto, demonstrando as suas qualidades não apenas como músico, mas também como “entertainer”.

Centro Cultural de Macau (texto editado)

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com