15.4.08

Uma em cada seis crianças de Macau tem peso a mais
Guerra à obesidade

Os Serviços de Saúde de Macau juntaram-se à Direcção dos Serviços de Educação e Juventude (DSEJ) para combater a obesidade entre as crianças do território. Segundo dados do Instituto do Desporto referentes ao ano lectivo de 2005/ 2006, uma em cada seis crianças de Macau sofre de obesidade, um rácio que, mesmo assim, é ultrapassado pela vizinha Hong Kong, onde uma em cada cinco crianças tem peso a mais. O Heng Kin, médico de saúde pública, explicou que "as principais causas do problema são a má alimentação e a falta de exercício".
Em breve, os Serviços de Saúde apresentarão dados referentes ao ano lectivo de 2006/ 2007 mas, até lá, já fizeram um estudo a 39 escolas primárias. Foi verificado que aquelas instituições oferecem almoço e têm um bar à disposição para lanches. Contudo, segundo os resultados da análise, só 54 por cento das escolas estudadas tem uma política de alimentação saudável e apenas 30 por cento oferece refeições leves para o lanche. Ao mesmo tempo, alguns proprietários de bares no interior das escolas admitiram recear que a proibição de fritos e gorduras possa diminuir o negócio em 20 por cento.
Os Serviços de Saúde querem levar mais longe a divulgação de uma alimentação saudável e, por isso, juntaram-se à Direcção dos Serviços de Educação e Juventude para criar o Dia da Fruta. Será já no dia 17 de Abril e a iniciativa espera contar com a participação de professores e alunos do ensino primário.
Inês Iok, porta-voz da DSEJ, explicou ontem aos jornalistas que "a iniciativa é pioneira, mas queremos saber qual vai ser a reacção dos alunos e dos professores, quais são os resultados e depois poderemos fazer o mesmo em jardins de infância ou escolas secundárias". Inscritas no Dia da Fruta estão 48 escolas, entre as quais a Escola Portuguesa de Macau.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com