14.4.08

Zona do templo de Hong Kung
vai ser renovada


O vice-presidente do Instituto Cultural disse que a zona que rodeia o Templo de Hong Kung, na Rua das Estalagens, vai ser totalmente renovada, mas que é necessária a ajuda de residentes e lojistas para que a área realmente se desenvolva.
Segundo o Ou Mun, os residentes queixaram-se da falta de cuidados que aquela área estava a ter, em comparação com o resto da cidade, nomeadamente as zonas à volta dos casinos. Queixavam-se da soturnidade e ausência de turistas na área do Templo de Hong Kung. Chan Chak Seng, vice-presidente do Instituto Cultural, explicou que as obras de reparação e protecção do templo já foram feitas, e que o Governo estava também a proceder à divisão de tarefas entre departamentos para iniciar as obras de renovação da zona.
Chan Chak Seng considerou que cada comunidade de Macau tem direito a ver os seus recursos intactos e potenciar ao máximo as suas vantagens turísticas. O vice-presidente mostrou-se, assim, preocupado com a protecção de edifícios históricos, nomeadamente a arquitectura cultural dos templos.
Os planos de renovação da zona contarão com vários departamentos do Governo, nomeadamente a nível do embelezamento das ruas, construção de infra-estruturas de serviço à comunidade e protecção de edifícios históricos. O objectivo é recuperar a energia daquela zona e potenciar o seu desenvolvimento económico.
Chan enfatizou que a protecção dos recursos turísticos de cada local e as tarefas de desenvolver, embelezar e renovar as zonas dependiam dos esforços do governo, mas era necessária a coordenação de residentes e lojistas para chegar a bom porto. Quando isso acontece, observou Chan Chak Seng, os projectos correm de acordo com o planeado e o desenvolvimento económico da zona era bem sucedido.
O Templo de Hong Kung situa-se numa zona de forte actividade comercial, entre a Rua das Estalagens e a Rua Cinco de Outubro. O pagode foi construído em 1750, tendo sido alvo de sucessivos trabalhos de recuperação ao longo dos tempos. É dedicado ao Deus da Guerra e da Prosperidade, Kwan Tai.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com