Acordo entre IIUM e Universidade de Sun Yat-sen
Estudos Transculturais em Macau e Zhuhai
Estudos Transculturais em Macau e Zhuhai
Este sábado, foi formalizado o acordo de cooperação entre o Instituto Inter-Universitário de Macau (IIUM) e a Universidade de Sun Yat-sen, de Cantão, para a criação do Instituto de Estudos Transculturais Macau-Zhuhai, com sedes em Macau e na vizinha cidade do continente.
O acordo vem na sequência da cooperação académica entre o IIUM e a Universidade de Sun Yat-sen que permitiu a criação de uma cadeira de Português no campus de Zhuhai da Universidade de Sun Yat-sen, que tem actualmente 35 alunos. Segundo um comunicado do IIUM, trata-se da primeira etapa da formação de um departamento de Português em Zhuhai que visará o ensino e a investigação de todos os diferentes domínios que, da língua à economia, interessam aos estudos sobre os países de língua portuguesa.
O acordo firmado no sábado surgiu durante a conferência internacional "Sino-European Transcultural Encounters", organizada pela Universidade Jean Moulin, de Lyon, França, em parceria com a Universidade Sun Yat-sen e o IIUM.
Mais de vinte investigadores e académicos de França, China e Macau reuniram-se sexta-feira e sábado no IIUM para debaterem temas como televisão e literatura, publicidade, viagens, diásporas, sistemas sociais, história e política. O objectivo visou desenvolver pesquisas comparadas, contrastivas e conectivas entre investigadores e académicos europeus e chineses no novo domínio interdisciplinar dos estudos transculturais.