19.5.08

Delegação com objectivos de reforçar cooperação
Sector financeiro de Macau
de visita a Cabo-Verde e ao Brasil


Uma delegação do sector financeiro de Macau parte amanhã para uma visita a Cabo-Verde e Brasil para estreitar laços de cooperação com entidades dos dois países, disse à agência Lusa fonte oficial.
"Esta visita enquadra-se na política definida pelo Governo Central chinês de potenciar Macau como plataforma de cooperação entre a China e os países de língua portuguesa, estando em curso uma série de actividades no âmbito do sector financeiro que inclui a banca e os seguros", disse a fonte contactada pela agência Lusa.
A mesma fonte acrescentou que ao longo da visita, que se prolonga até 3 de Junho, serão "aprofundados os relacionamentos entre as comunidades financeiras de Cabo-Verde e Brasil e Macau nomeadamente em troca de experiências".
Integram a delegação Alselmo Tang e Félix Pontes (Autoridade Monetária de Macau), Herculano de Sousa (Banco Nacional Ultramarino), José Morgado (Banco Espírito Santo do Oriente), Ye Yixin (Banco da China) e Liu Da Guo (Banco Tai Fung).
No capítulo das seguradoras, a delegação de Macau integra, entre outros, Si Chi Hok, presidente da Comissão Executiva da Companhia de Seguros de Macau e da Associação de Seguradoras de Macau e Jiang Yidao, gerente-geral da Companhia de Seguros da China (Macau).
A acompanhar a delegação de Macau, num total de 23 pessoas, estará também Zhou Zhi Kui, director do departamento de Assuntos Económico do Gabinete de Ligação do Governo Central Chinês em Macau.
Em Cabo Verde, entre 21 e 24 de Maio, a delegação de Macau vai ter encontros com entidades bancárias e de seguros, bancos centrais e de supervisão de seguros e banca, o mesmo se passando no Brasil, entre 25 de Maio e 3 de Junho, com visitas às cidades de Brasília, Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro.

Grupo Excelente investe na Guiné-Bissau

Entretanto, na passada sexta-feira, o empresário de Macau John Lo anunciou que vai investir cerca de 60 milhões de patacas na construção de um hotel na Guiné-Bissau com cerca de 100 quartos.
Jonh Lo, director da Sociedade Internacional Grupo Excelente, referiu que o projecto, de que não deu pormenores, é "apenas mais um passo" dos investimentos que tem efectuado na Guiné-Bissau desde 2001, nomeadamente na área da agricultura, e que compreendem vários sectores.
"Queremos adquirir uma companhia aérea na Guiné-Bissau através de uma 'joint-venture' com uma empresa do continente chinês e pensamos que este ano podemos ainda investir no sector da madeira", disse o empresário.
O anúncio de John Lo foi feito durante uma visita de Andreia Vieira, filha do presidente guineense, "Nino Vieira", que terminou sexta uma deslocação de três dias a Macau para promover o investimento na Guiné-Bissau e a Fundação Isabel Vieira.
A fundação, que tem o nome da mãe de Andreia Vieira, tem como principal missão o apoio a crianças desfavorecidas.
Além de contactos com autoridades locais, como o Chefe do Executivo de Macau, Andreia Vieira visitou o gabinete de apoio ao Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com