18.5.08

CC alerta para os perigos do níquel
em produtos ornamentais


O Conselho de Consumidores (CC) divulgou ontem os resultados de um estudo que pretendia apurar se os níveis de níquel libertados pelos produtos ornamentais à venda no território estavam dentro dos limites recomendados.
No total das 20 amostras recolhidas para análise, 7 reprovaram no teste, sendo que num caso se verificou uma libertação de níquel 300 vezes acima do limite superior dos valores de recomendação.
Nas 20 amostras recolhidas estavam brincos, pulseiras, braceletes e colares, que tinham um preço que variava entre as 10 e as 59 patacas e foram adquiridas em diversos locais de venda e quinquilharias.
O CC revelou que adoptou para estes testes os padrões da União Europeia designados por EN1811:1999 e EN12472:2005 que recomendam para os brincos, numa área de 1 cm quadrado, que a libertação de níquel não ultrapasse numa semana 0,2 mg, para os restantes produtos ornamentais o valor já é de 0,5 mg no mesmo período de tempo e para a mesma área.
Em consequência deste estudo, o CC vai sugerir a implementação de legislação que restrinja a venda destes produtos.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com