19.5.08

China e Tibete podem voltar
ao diálogo em Junho


Uma nova ronda de negociações entre representantes do líder espiritual Dalai Lama e autoridades do governo chinês deve acontecer em meados de Junho, disse o primeiro-ministro do Tibete no exílio, Samdhong Rinpoche, este sábado. O responsável espera que os líderes chineses tomem uma postura séria em relação ao diálogo. A data e o local do encontro ainda será decidido, afirmou. O primeiro encontro entre ambas as partes depois dos confrontos no ocorridos em Março, realizaram-se no começo do mês em Shenzhen.
Rinpoche disse que a nova série de conversações focará "as medidas repressivas" da China no Tibete e na entrega de prisioneiros políticos. O primeiro-ministro disse estar preocupado com o risco de uma nova onda de protestos, uma vez que a polícia chinesa não tem colaborado para promover a estabilidade, alega.
A China tem sido acusada de utilizar tácticas pesadas para acalmar os protestos no Tibete e noutras no oeste da China. Alguns peritos acreditam que Pequim concordou em reunir-se com representantes do Dalai Lama para diminuir as críticas internacionais antes dos Jogos Olímpicos, que começam em Agosto.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com