China e Tibete podem voltar
ao diálogo em Junho
ao diálogo em Junho
Uma nova ronda de negociações entre representantes do líder espiritual Dalai Lama e autoridades do governo chinês deve acontecer em meados de Junho, disse o primeiro-ministro do Tibete no exílio, Samdhong Rinpoche, este sábado. O responsável espera que os líderes chineses tomem uma postura séria em relação ao diálogo. A data e o local do encontro ainda será decidido, afirmou. O primeiro encontro entre ambas as partes depois dos confrontos no ocorridos em Março, realizaram-se no começo do mês em Shenzhen.
Rinpoche disse que a nova série de conversações focará "as medidas repressivas" da China no Tibete e na entrega de prisioneiros políticos. O primeiro-ministro disse estar preocupado com o risco de uma nova onda de protestos, uma vez que a polícia chinesa não tem colaborado para promover a estabilidade, alega.
A China tem sido acusada de utilizar tácticas pesadas para acalmar os protestos no Tibete e noutras no oeste da China. Alguns peritos acreditam que Pequim concordou em reunir-se com representantes do Dalai Lama para diminuir as críticas internacionais antes dos Jogos Olímpicos, que começam em Agosto.