Chui Sai On exige maior segurança no sistema
informático dos Serviços de Saúde
informático dos Serviços de Saúde
O secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Chui Sai On, exigiu ontem maior segurança no sistema informático dos Serviços de Saúde, depois de na quarta-feira ter sido conhecido que dois computadores contendo dados clínicos de mais de 200 utentes foram roubados do Centro Hospitalar Conde de São Januário.
Num comunicado divulgado ontem através do Gabinete de Comunicação Social, o secretário manifestou grande preocupação pelo ocorrido, encarregando, de imediato, os Serviços de Saúde de procederem a uma avaliação de um eventual risco de uso destes dados.
Por outro lado, e com vista a garantir a segurança e protecção dos dados clínicos dos utentes, o secretário ordenou ainda aos Serviços de Saúde que procedam a uma avaliação global dos sistemas de protecção de dados informáticos e de vigilância das instalações dos próprios serviços, e que elaborem uma proposta de melhoria destes sistemas por forma a prevenir a ocorrência de situações similares.
O roubo dos computadores foi detectado na quarta-feira pelas 07:00, tendo o caso sido comunicado à Polícia Judiciária, que está a investigar com o apoio dos serviços do hospital.
Os computadores possuem informação como o nome, data de nascimento e número de cartão de utente mas não a morada nem os dados dos documentos de identificação. Além disso, para aceder aos dados contidos nos computadores é necessária a introdução de duas palavras-passe.
Além dos computadores foram ainda furtados quatro monitores.