Conselheiros das comunidades reuniram com Chefe do Executivo
“Reunião entre amigos de longa data”
Os recém-eleitos Conselheiros das Comunidades Portuguesas foram apresentar cumprimentos ontem à tarde ao Chefe do Executivo.
Edmund Ho prometeu “apoio incondicional” ao trabalho dos Conselheiros
Alfredo Vaz
“Reunião entre amigos de longa data”
Os recém-eleitos Conselheiros das Comunidades Portuguesas foram apresentar cumprimentos ontem à tarde ao Chefe do Executivo.
Edmund Ho prometeu “apoio incondicional” ao trabalho dos Conselheiros
Alfredo Vaz
Pereira Coutinho e o grupo de Conselheiros saíram satisfeitos do encontro com o responsável máximo da RAEM.
O encontro foi de apresentação de cumprimentos e nele se trocaram várias opiniões e troca de pontos de vista.
Em análise esteve o trabalho dos últimos cinco anos, e a primeira parte do novo mandato, aquela que coincide com o último período de Edmundo Ho à frente dos destinos da RAEM. E o Chefe do Executivo prometeu que enquanto estiver em funções, os Conselheiros e, através deles, a comunidade portuguesa radicada na RAEM pode contar com o seu apoio incondicional, revelou Pereira Coutinho ao PONTO FINAL: “Ficou garantido por parte do senhor Chefe do Executivo que em qualquer situação em que os conselheiros sintam alguma dificuldade, podem contar com o total apoio da sua parte, sempre que seja em prol da defesa dos interesses legítimos da comunidade portuguesa residente em Macau. Para mim é muito satisfatório ouvir da parte do Chefe do Executivo que podemos contar com o seu apoio incondicional.”
Durante o encontro Pereira Coutinho fez para Edmund Ho um balanço do último mandato de cinco anos, tendo ouvido da parte do Chefe do Executivo “elogios ao trabalho feito como ponte de ligação entre as comunidades e o governo de Portugal como forma de encontrar uma harmonia social resolvendo os problemas diários dos portugueses residentes cá em Macau.”
Coutinho revelou não ter apresentado nenhum pedido em concreto, mas reiterou a importância das palavras e intenções de Edmund Ho: “É importante porque os conselheiros têm uma actividade altruísta, de mero voluntariado, e estamos muito dependentes da boa vontade dos governos de Portugal e da RAEM, assim como dos governos da Tailândia, da China, de Hong Kong e do Japão, para poder resolver qualquer caso que eventualmente venha a ocorrer no futuro em qualquer destes países.”
Ainda segundo o Conselheiro, o encontro decorreu em ambiente descontraído. “Foi uma reunião entre amigos de longa data, a maior parte são trabalhadores da administração pública que o sr. Chefe do Executivo conhece de ginjeira.”
Pereira Coutinho, Armando de Jesus, Ana Maria Manhão Sou, Fernando Gomes, Wong Wai Lap e Daniela Ferreira Martins concorreram na única lista sufragada nas eleições de 20 de Abril para o Conselho das Comunidades Portuguesas do círculo da China, Macau, Hong Kong, Japão e Tailândia. Cerca de 12 mil portugueses no estrangeiro votaram nas eleições para o Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP), número que é uma minoria em relação aos cerca de cinco milhões de emigrantes.
De acordo com dados do gabinete do secretário de Estado das Comunidades, o território com maior número de votantes foi Macau (2.630) - a lista de Pereira Coutinho obteve 2540 votos - seguido de França (2.250), da Venezuela (1.026) e dos Estados Unidos (909).