Desapareceram computadores com dados de mais de 200 utentes
Assalto no São Januário
Assalto no São Januário
Um gabinete do Centro Hospitalar Conde de São Januário (CHCSJ) foi ontem assaltado. De acordo com uma nota dos Serviços de Saúde difundida pelo Gabinete de Comunicação Social, verificou-se que dois computadores e 4 monitores LCD foram roubados. De acordo com as informações disponíveis, os computadores roubados contêm relatórios de exames de mais de 200 utentes, com informações tais como o nome, a data de nascimento e o número do cartão de utente, não tendo contudo dados relativos ao documento de identificação ou à morada dos utentes.
Os Serviços de Saúde asseguram, contudo, que as informações contidas nesses computadores estão protegidas duplamente, e que só se pode ter acesso a elas com a introdução de 2 "passwords". Neste momento, os Serviços de Saúde, para além de darem colaboração na pesquisa desenvolvida pela Polícia Judiciária, estão também a proceder à verificação completa do sistema de vigilância de todas as subunidades.
A falta do material foi percebida quando, cerca das 7 horas da manhã de ontem, um trabalhador da mesma instituição notificou os responsáveis pelo Hospital de que uma janela de um gabinete que fica perto da encosta da colina tinha sido arrombada, suspeitando-se que tivesse existido de furto. Verificou-se depois que 2 computadores de tipo “desktop” e 4 monitores LCD foram roubados, tendo assim sido participado o caso à Polícia Judiciária.