Famílias em crise
O Governo deverá finalizar até ao final deste ano o projecto de revisão da criminalização da violência doméstica e familiar, disse ontem à TDM Ip Ping Kuen, director do Instituto de Acção Social.
De acordo com o responsável, existe actualmente um novo ambiente social decorrente do rápido crescimento económico que veio a afectar as famílias do território, criando problemas com os quais Macau não se debatia anteriormente.
Um dos problemas que estará a afectar mais as famílias, exemplificou, é o facto de as pessoas trabalharem cada vez mais tempo e também por turnos, situações que levam a que os pais tenham cada vez menos disponibilidade para estar com os filhos.
A TDM cita, a esse propósito, um estudo que revela que as mulheres que trabalham em casinos têm apenas pouco mais do que 10 minutos diários para estar com os filhos.
Leung Kai Yin, professor do Instituto Politécnico de Macau, sugere que os pais procurem maximizar o tempo e as oportunidades para estarem com os filhos. Ao mesmo tempo, o académico propõe também que as empresas introduzam políticas de incentivo à reunião familiar.