22.5.08

FCDT premeia projectos científicos

Foram ontem apresentados os critérios para atribuição dos prémios de Ciência e Tecnologia - num concurso que o estado chinês promove - e a Proposta de Estudo para os Prémios de Investigação Científica de Macau, numa conferencia de esclarecimento que levou ao auditório do Fundo para o Desenvolvimento e da Tecnologia(FDCT) cerca de 30 pessoas, entre alunos e professores universitários

Rui Cid

Pela primeira vez, alunos e investigadores - a título individual ou em nome das entidades que representam (universidades, laboratórios) - do território podem candidatar-se aos 400 prémios que o estado chinês atribui nas categorias de inovação, alta tecnologia, inovação técnica, e cooperação cientifica. Os projectos de Macau terão que ser apresentados inicialmente ao FDCT que seleccionará os que terão, no seu entender, capacidade para concorrer a nível nacional.
Para o concurso a nível local, o presidente do conselho de administração da FDCT, Tong Chi Kin, disse que são quatro as categorias em que serão atribuídos prémios: invenção Cientifica, excelente projecto cientifico de investigação, excelente obra autoral, investigação e desenvolvimento das ciências e tecnologia dos estudantes de pós-graduação. Em cada categoria haverá três prémios como valores pecuniários de 100 mil patacas para o primeiro lugar, 50 mil para o segundo e 30 mil para o terceiro.
Coube a Dominic Ip, dos serviços de estudos para o desenvolvimento cientifico do FDCT, fazer a apresentação dos critérios para a atribuição dos prémios que só poderão ser ganhos por residentes da RAEM. Os projectos serão avaliados por um sistema de pontos - semelhante ao usado na China - que variam consoante as obras tenham sido publicadas nas diferentes revistas cientificas - a publicação das obras é um requisito para a participação - ou pelo impacto que provocaram. O facto de os alunos estarem a frequentar licenciaturas, mestrados ou doutoramentos é, também, um factor tido em conta no sistema de atribuição de pontos, sendo que quanto mais elevado for o nível de escolaridade do autor do projecto mais pontos este arrecada, excepto na categoria destinada a alunos em pós-graduações.
Alguns destes critérios não tiveram a aprovação do auditório. Assim que foi aberto o período de perguntas e respostas, as vozes criticas fizeram-se ouvir. Os docentes na sala aplaudem a criação de incentivos, mas consideram que há que ter em conta a especificidade de Macau, onde o ensino a nível superior não tem tradição, e onde muito provavelmente não haverá muitos alunos a ter estudos publicados. Muitos professores afirmaram que os prémios deviam ser atribuídos na fase de investigação, e não apenas no final, pois muitos alunos têm falta de meios para concluir os seus projectos.
Tong Chi Kin defendeu-se admitindo alguma inexperiência. O presidente do CA da FDCT disse que se estão a dar os primeiros passos no âmbito dos incentivos à investigação cientifica na RAEM. Aquele responsável, apela, por isso, a todos aqueles que queiram contribuir com criticas e sugestões, para o fazerem até 15 de Junho, altura a partir da qual o FDCT quer definir as regras para o concurso de 2009, estando o período de Setembro a Dezembro reservado para a apreciação das candidaturas.
Nota final para a documentação de apoio que a FCDT forneceu aos jornalistas. A boa vontade é de louvar, mas num documento de uma entidade oficial não podem ser admitidos os erros de português - e não nos referimos a erros ortográficos - verificados neste documento. Esta critica foi partilhada por um professor do IIUM, que alertou para alguns termos técnicos que a comunidade cientifica não utiliza.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com