12.5.08

Mais 11 doentes com Enterovirus, 90 no total em 2008
Autoridades avisam que
"mais casos vão aparecer"


Mais 11 casos de Enterovirus foram detectados ontem em Macau, o que levou as autoridades de saúde a reiterarem o apelo para escolas e famílias estarem alerta e reforçarem as medidas de limpeza e higiene.
Em declarações à Agência Lusa, Tong Ka Io, coordenador do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças, disse ontem que desde o início do ano são já 90 os casos de Enterovirus detectados em Macau, mas embora de "diferentes tipos e nenhum considerado grave".
"Felizmente ainda não foi registado nenhum caso grave e continuamos sem necessidade de internar ninguém", explicou.
Só na creche Tong Sin Tong, onde desde 26 Abril o vírus já afectou 16 crianças, foi necessário encerrar as instalações para limpeza e desinfecção profunda do local.
"Os restantes casos são isolados e não registámos até agora mais nenhum grupo localizado de infecção", disse Tong Ka Io.
O mesmo responsável acrescentou que se entrou já "no período de pico da doença e que mais casos vão aparecer", mas afasta para já medidas mais drásticas como o encerramento dos estabelecimentos de ensino como medida preventiva.
"O que é necessário é que as famílias, as escolas e os médicos nos centros de saúde e hospitais estejam atentos e comuniquem todos os casos que sejam detectados para que se possa fazer o acompanhamento da situação, ao mesmo tempo que são tomadas medidas para combater o vírus reforçando a limpeza e a higiene", disse.
Na quarta-feira, Tong Ka Io tinha alertado para a possibilidade de em Macau virem a ser detectados casos mais graves do Enterovirus.
Pelo menos 28 crianças morreram este ano na China devido ao Enterovirus EV 71, o mesmo tipo dos casos detectados em Macau.
A doença provocada pelo vírus afecta principalmente crianças com menos de dez anos de idade e os doentes apresentam sintomas como febre, feridas na boca e bolhas.
O vírus é transmitido por contacto directo com secreções do nariz ou da boca, além das fezes das pessoas infectadas.
Nalguns casos, a contaminação pelo EV-71 pode provocar paralisia e um inchaço fatal do cérebro.
Não existe uma vacina ou tratamento específico para tratar o EV-71, mas a maioria das crianças afectadas pela forma moderada da doença apresentou uma recuperação rápida e sem problemas.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com