Mais quatro casos de EV71
confirmados em Macau
confirmados em Macau
Mais quatro casos de Enterovirus foram identificados ontem em Macau como sendo do tipo EV71 embora as autoridades sublinhem que nenhum "é considerado grave", disse à Lusa o coordenador do Centro de Prevenção e Controlo da Doença.
De acordo com Tong Ka Io, duas crianças que terça-feira estavam internadas no hospital Kiang Wu com Enterovirus "já tiveram alta e estão a recuperar favoravelmente".
Também ontem, "foi internada no Centro Hospitalar Conde São Januário uma criança de seis anos com Enterovirus embora esteja já identificado o tipo como sendo comum e não grave", explicou.
Desde o início do ano, já foram registados em Macau 166 casos de Enterovirus, dos quais 17 foram confirmados laboratorialmente em Hong Kong como sendo do tipo EV17.
No continente chinês, morreram pelo menos 34 crianças e foram infectadas 25.000 com o vírus nas últimas semanas.
A doença provocada pelo vírus afecta principalmente crianças com menos de dez anos de idade e os doentes apresentam sintomas como febre, feridas na boca e bolhas.
O vírus é transmitido por contacto directo com secreções do nariz ou da boca, além das fezes das pessoas infectadas e nalguns casos, a contaminação pelo EV-71 pode provocar paralisia e um inchaço fatal do cérebro.
Não existe uma vacina ou tratamento específico para tratar o EV-71, mas a maioria das crianças afectadas pela forma moderada da doença apresentou uma recuperação rápida e sem problemas.