18.6.08

Anselmo Teng mostra-se a favor da estabilidade do sistema monetário
Indexação da pataca ao dólar é "positiva"

A indexação da pataca ao dólar de Hong Kong é "positiva para a estabilidade do sistema monetário e para a promoção do desenvolvimento sustentado de Macau", disse ontem o presidente do Conselho de Administração da Autoridade Monetária de Macau (AMCM), Anselmo Teng, em resposta a uma interpelação do deputado Ng Kuok Cheong.
Teng afirmou que a moeda de Macau já mantém um relacionamento cambial com o dólar de Hong Kong há muito tempo, lembrando que a pataca está indexada à moeda de Hong Kong desde os anos 70. Observando as mudanças provocadas pelo crescimento económico e pela inflação nos últimos anos, e tendo em conta o período de desenvolvimento relativamente acelerado, "é normal que se sinta alguma pressão no sistema económico da RAEM", acrescentou o responsável.
No entanto, continuou, "ao analisar a variação do índice do preço ao consumidor de Macau, é possível constatar que os elementos que estiveram na base do aumento da inflação não estão directamente relacionados com a indexação cambial."
Por outro lado, destaca o presidente da AMCM, o objectivo passa por partilhar os frutos do desenvolvimento de Macau, para que todos os sectores e camadas sociais possam beneficiar do crescimento económico, não existindo uma ligação concreta ou directa entre a partilha dos benefícios e a aplicação do regime de indexação cambial.
Na actual conjuntura económica, e tendo em consideração a indexação cambial, um ajustamento unilateral da taxa cambial poderá acarretar consequências para a “moeda parceira”, explica o mesmo responsável, acrescentando que a quantidade de reserva de divisa não pode ser simplesmente considerada como um índice de poder económico
O presidente da AMCM reitera ainda que a aplicação de uma indexação cambial fixa com sucesso é um índice de confiança e credibilidade, como demonstra o mercado monetário mundial. Ao alterar arbitrariamente a taxa cambial, poder-se-ia demonstrar uma certa inconstância financeira e dar azo a negócios especuladores, o que afectaria a estabilidade da economia local e o sistema monetário de Macau.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com