Novo infra-estrutura aumentará de 23 para 100 o número de camas destinadas aos idosos
Hospital de reabilitação
nos planos do Governo
Hospital de reabilitação
nos planos do Governo
Lei Chin Ion, director dos SS, anunciou o patrocínio a instituições médicas com vista à construção de um hospital de reabilitação. Na resposta à interpelação escrita do deputado Au Kam San, aquele responsável considerou ser esta uma solução mais benéfica do que a construção de um hospital destinado somente a idosos. O novo hospital aumentará de 23 para 100 o número de camas destinadas aos idosos e grupos carenciados.
Por sua vez, o responsável máximo do IAS, em resposta a interpelações escritas dos deputados Pereira Coutinho e Chan Meng Kam, disse que o Executivo planeia convidar instituições particulares a candidatarem-se à exploração do serviço de tele-assistência, um serviço que visa prestar apoio de emergência, prestado 24 horas por dia, através de uma rede telefónica fixa. Ip Peng Kin salientou ainda que o IAS está a prestar apoio às Equipas de Cuidados Domiciliários Integrados e de Apoio Comunitário, à Rede de Serviços Carinhosos aos Idosos e ao Serviço de Apoio aos Idosos Isolados em Habitação Social. O objectivo é, segundo este responsável, aumentar o número de profissionais e reforçar o apoio sócio-psicológico destinados aos idosos e, em particular, aos carenciados e isolados.
O presidente do IAS frisou que as autoridades vão reforçar a colaboração com os diversos organismos de saúde, no sentido de rever e reforçar as medidas de colaboração intersectorial para fazer face a eventuais novas vagas de frio, relembrando que o mecanismo de medidas extraordinárias já tinha sido activado, no início do ano aquando da vaga de frio com o objectivo de dar "respostas às reais necessidades dos utentes".
Esta colaboração foi confirmada pelo director dos Serviços de Saúde. Lei Chin Ion adiantou que, em parceria com instituições profissionais, está a ser analisada a situação das instalações públicas dos cuidados de saúde diferenciados e respectivos equipamentos para que se avalie de que forma podem ser melhoradas quer as instalações dos cuidados de saúde diferenciados existentes quer a definição das respectivas estratégias de resposta, atendendo à procura crescente por parte dos habitantes, mas também de turistas.