Empresas brasileiras vão ter base
de apoio em Macau
de apoio em Macau
As empresas brasileiras vão contar em breve com uma base de apoio em Macau para realizar negócios na China, disse ontem à agência Lusa um responsável pelo projecto.
Sidnei Docal, director da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), avançou que a instituição abrirá uma representação para que as empresas brasileiras possam estreitar o relacionamento com a China.
"Macau será um ponto de apoio principalmente pela facilidade que oferece em relação à língua portuguesa para intermediar o contacto com os chineses", afirmou.
O responsável disse ainda que o escritório oferecerá apoio também para eventuais empresas chinesas interessadas em investir no Brasil, nomeadamente no Estado de São Paulo.
"A China já é o segundo maior parceiro comercial do Brasil, apenas atrás dos Estados Unidos, com um fluxo em forte crescimento nos últimos anos", disse.
"Vemos pelos números, no entanto, que há uma forte concentração desse fluxo em grandes companhias e em produtos primários, o que coloca a diversificação desse comércio como grande desafio no futuro", afirmou.
A representação da ACSP ficará localizada no Macau Business Support Centre do Instituto de Promoção do Comércio e Investimento de Macau (IPIM).
Um funcionário da ACSP esteve recentemente em Macau para acertar os últimos detalhes da abertura da representação, avançou o responsável.
Na semana passada, Sidnei Docal participou, em Cabo Verde, do IV Encontro de Empresários para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa.
O director da ACSP disse que a intenção é realizar o próximo encontro empresarial, em 2009, em São Paulo, depois das edições anteriores em Angola, Portugal, Moçambique e Cabo Verde.
"Neste momento, estamos a realizar contactos para que essa questão seja decidida, mas já manifestámos o nosso interesse em receber o próximo encontro", afirmou.
A última edição do encontro reuniu mais de 300 empresários e representantes de instituições de promoção da China e dos países de língua portuguesa.