Inflação cresceu 8,95 % em relação a 2007
O custo de vida em Macau está mais caro, e a análise dos Serviços de Estatísticas e Censos comprova aquilo que o consumidor já tinha sentido nos bolsos. Dados referentes a Maio indicam que o Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou um aumento de 8,95% em relação ao mesmo mês de 2007, com os sectores dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas (18,6%), saúde (14,2%) e transportes (12,15%) a serem os mais afectados. Os aumentos mais significativos verificaram-se nos produtos alimentares, com os preço da carne enlatada e carne de vaca fresca a encarecer 80,6% e 69% respectivamente. A inflação fez-se igualmente sentir no preço do arroz, carne de porco fresca, óleos comestíveis e peixe fresco, tendo todos estes produtos registado aumentos entre 27% e 67%.
Se, a avaliar pelos preços, comer em casa está muito mais caro, as refeições fora de casa não ficam atrás registando um aumento de 14,58%. Os dados divulgados pelos SEC referem aumentos nas consultas médicas (25,79%) e na gasolina sem chumbo (29,53%), tal como nos preços do gás de petróleo liquefeito e dos serviços de reparação e manutenção das habitações. Tendo em conta os preços praticados em Maio de 2007, arrendar uma casa, hoje em dia, passou a ser mais caro 14,17%, embora o crescimento do índice de habitação e combustíveis tenha abrandado 7,45%, devido ao subsídio temporário de electricidade atribuído aos agregados familiares.
Em relação a Maio de 2007, os índices de preços nas secções das comunicações e educação diminuíram, em Maio último, 6,87% e 5,83% respectivamente. O facto de as operadores dos serviços móveis terem descido os preços, assim como o subsídio de propinas aos estudantes que não aderiram à rede de ensino gratuito atribuído pelo governo terão contribuído para esta diminuição.
Face a Abril de 2008, o IPC de Maio registou um aumento de 0,79%, com o calçado e vestuário, transportes e habitação e combustíveis a serem os sectores onde se verificaram maiores subidas, que não ultrapassaram os 3%.
Na análise dos SEC pode ainda verificar-se que nos primeiros cinco meses de 2008, o ICP subiu 8,99% em relação ao período homólogo de 2007.