Projecto Residências Artísticas – Abertas inscrições para workshop de teatro no CCM
Actores de Macau vão adaptar
clássico chinês “Amanhecer”
Actores de Macau vão adaptar
clássico chinês “Amanhecer”
O Centro Cultural de Macau acaba de anunciar mais um projecto de Residências Artísticas: “Amanhecer”, um programa de formação e encenação de teatro, foi especialmente criado para profissionais das artes de palco que queiram aprofundar os seus conhecimentos e participar activamente na concepção de uma produção teatral. O novo projecto do CCM pretende não só ajudar os actores da cidade, mas especialmente apresentar uma interpretação contemporânea do clássico do teatro chinês “Amanhecer” de Cao Yu.
Ao leme do projecto estão Bonni Chan e Sean Curran do Teatro du Pif de Hong Kong, que em 2007 estiveram no CCM para leccionar o workshop “A Criação em Teatro” e apresentar a peça “Faz-me Dançar até ao Fim do Amor”.
O projecto “Amanhecer” está dividido em duas fases, com a primeira a incidir sobre o workshop de “Criatividade e Prática de Actores”, que irá decorrer entre 31 de Julho e 14 Dezembro, com as aulas intensivas repartidas por vários períodos. A segunda fase do projecto arranca em 2009, altura em que os participantes se vão dedicar à encenação, ensaios e apresentação final da peça “Amanhecer” no CCM.
Cao Yu, considerado por muitos como o Shakespeare da China, escreveu “Amanhecer” em 1936, numa tentativa de denúncia da degradação moral da sociedade chinesa, retratando as vidas de, num extremo, uma rapariga foliona da classe abastada, e no outro, uma prostituta pobre. A peça tornou-se uma referência incontornável do teatro chinês moderno, sendo traduzida para diversas línguas e apresentada pelo mundo fora, tendo sido ainda adaptada para cinema em 1985 por Bengzheng Yu.
No workshop de “Criatividade e Prática de Actores”, os monitores vão ajudar os actores a desenvolverem a sua expressão corporal e vocal, assim como a sua interpretação do texto através de várias técnicas como a “Máscara Neutra” de Jean Coupeau. Bonni Chan e Sean Curran, experientes praticantes de Feldenkrais, vão ainda introduzir os estudantes a este método que, para além de estabelecer os alicerces da autoformação, irá ajudar os actores a aperfeiçoar a sua sensibilidade, imaginação e conexão entre mente e corpo.
Parte do workshop será ainda dedicado à reflexão sobre a peça de Cao Yu, com vários estudos de cenas e improvisações, complementados com entrevistas e pesquisa de campo em Macau. Esta primeira fase do projecto termina a 14 de Dezembro com uma apresentação pública que irá funcionar como uma mostra daquilo que se alcançou no workshop.
Em 2009, o projecto “Amanhecer” avança para a sua segunda e final fase, com a conclusão da produção, ensaios e espectáculo final no palco do CCM, espectáculo esse que contará com os participantes do workshop no elenco e na equipa de direcção da peça.
O CCM está a aceitar inscrições para este projecto de Residências Artísticas até dia 21 de Julho. Para concorrer, basta ter mais do que 16 anos de idade e possuir experiência em teatro. O workshop será conduzido em cantonense e inglês.