Instituição apresenta quatro exposições para os meses de Junho e Julho
Verão no Museu de Arte de Macau
Verão no Museu de Arte de Macau
O Museu de Arte de Macau (MAM) anunciou ontem quatro exposições que vão estrear nos próximos tempos. Ainda este mês, no dia 28, inaugura, no rés-do-chão do MAM, uma mostra dos melhores trabalhos dos alunos de um "workshop" que se realiza na instituição desde 2005. Ao todo, serão mostrados 30 trabalhos seleccionados por um júri composto por responsáveis do MAM. Depois da exposição, que fica patente em Macau até ao dia 14 de Setembro deste ano, dois alunos serão seleccionados para representarem o território na segunda edição do "Printmaking Exchange Programme", na Academia Central de Belas Artes de Pequim.
Em Julho, no dia 2, estreia a exposição intitulada "Espelho da Alma - Caligrafia da Dinastia Qing até aos Anos da República". Serão exibidos mais de uma centena de trabalhos de caligrafia de personalidades notáveis em campos tão diversos como o militar, comercial, literário ou académico. Do mesmo modo, estão ainda representados eminentes taoistas e budistas, como Lin Zexu, Bao Shichen, Weng Tonghe, Yang Shoujing, Kang Youwei e Ye Gongchuo. A mostra está patente no quarto piso do MAM até ao dia 10 de Agosto de 2008.
Ainda em Julho, mas no dia 5, é a vez de "Um Toque Fresco: Um intercâmbio de Trabalhos entre Jovens Artistas de Macau e de Xangai". Uma iniciativa do MAM e do Shanghai Zendai Museum of Modern Art, esta mostra reúne um conjunto de oito peças criadas em conjunto pelos artistas das duas cidades. Para ver, na galeria do primeiro andar do MAM, até 1 de Fevereiro de 2009.
Para finalizar as actividades agendadas para o mês de Julho, o MAM reservou para o dia 26 uma exposição intitulada "Pinturas Experimentais do Instituto de Belas Artes de Sichuan". Esta exposição reúne os últimos trabalhos de Feng Bin, professor da Academia de Belas Artes da província de Sichuan, devastada por um sismo no passado dia 12 de Maio, e também dos próprios alunos.
Os trabalhos têm como tema comum a vida contemporânea, retratada através de uma mistura das técnicas ocidentais e tradicionais chinesas. É possível ver esta exposição, no segundo piso do MAM, até ao dia 28 de Outubro de 2008.