Júri composto por 7 membros vai seleccionar as 3 melhores candidaturas
Nova Biblioteca Central atraiu 31 propostas
Nova Biblioteca Central atraiu 31 propostas
Foi ontem concluída a recolha de propostas para o Concurso por Convite - Desenho Conceptual da Nova Biblioteca Central de Macau, organizado pelo Instituto Cultural. O passo seguinte é dado hoje, às 15:00 horas, na Galeria Tap Seac, com a abertura pública dos envelopes contendo as 31 candidaturas, a fim de ser verificada a inclusão de toda a documentação necessária e de se efectuar o registo das propostas. Caso seja acusada a ausência de algum documento, os candidatos deverão sem falta proceder à sua entrega até dia 27 de Julho.
Da lista de membros do Júri que irá seleccionar as três melhores propostas e as cinco menções honrosas fazem parte especialistas nos domínios da arquitectura ou com experiência de administração de bibliotecas. Os sete membros são oriundos de Singapura, Irlanda, Hong Kong e China, não tendo qualquer associação directa com nenhum arquitecto registado em Macau, garantiu ontem, em comunicado, o Instituto Cultural.
O presidente do júri é Milton Tan (Arquitecto, Director do Conselho de DesignSingapore e Membro do Ministério de Informação, Comunicações e Artes de Singapura), sendo os restantes membros Anthony Ferguson (Director da Biblioteca Universitária na Universidade de Hong Kong), David Lung (Arquitecto, Prof. na Universidade de Hong Kong e Presidente do Conselho da Fundação Lord Wilson, RAEHK), Jianguo Wang (Arquitecto e Director da Faculdade de Arquitectura na Universidade do Sudeste da China), o Jianzhong Wu (Director da Biblioteca Municipal de Xangai, China), Karen Latimer (Bibliotecária Principal na Biblioteca da Queen’s University, em Belfast, Irlanda do Norte, Reino Unido, e Secretária na Comissão Permanente da Secção de Edifícios e Equipamento de Bibliotecas, Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias) e Zhaoye Guan (Arquitecto, Prof. na Universidade Qinghua, em Pequim, e Membro da Academia Chinesa de Engenharia).
O processo de avaliação das propostas recolhidas será iniciado em Julho, sendo os resultados publicados em meados do mesmo mês.
A Nova Biblioteca abrangerá o edifício do antigo Tribunal, na Avenida da Praia Grande, e o edifício-sede da Polícia Judiciária, na Rua Central, pelo que "a sua concepção deverá respeitar a herança histórica dos edifícios, bem como expressar uma profunda reflexão sobre o espaço urbano, multicultural e em constante mutação que é a RAEM, assumindo uma posição de referência a nível funcional e científico e constituindo um local de predilecção da população de Macau."
Os candidatos habilitam-se a um 1.º Prémio de MOP 200.000, um 2.º Prémio de MOP 120.000, um 3.º Prémio de MOP 80.000 ou cinco Prémios de Obra Seleccionada de MOP 20.000.