Ponte sobre o Delta será 20 %
mais cara do que previsto
mais cara do que previsto
O custo final da ponte entre Macau, Zhuhai e Hong Kong vai ficar, segundo as ultimas previsões, em 72 mil milhões de patacas. O jornal Ou Mun dava ontem conta de um relatório que prevê agora um custo adicional de 12 mil milhões de patacas aos 60 mil milhões equacionados inicialmente. Segundo o Ou Mun, o relatório não avança justificações para esta subia de 20% nos custos da ponte. Foi igualmente alargado de 25 para 50 anos o prazo em que os governos esperam ter o investimento pago, uma alteração que pode obrigar as autoridades a repensar a imposição do limite máximo de 14 mil veículos por dia previsto para quando a ponte estiver pronta. Uma das questões é saber se os governos vão proceder como planeado e apenas autorizar a circulação de veículos que tenham licença" Guangdong - Macau" ou Guangdong - Hong Kong". Um economista ouvido pelo Ou Mun acredita que se o numero de veículos for baixo, o período agora revisto, poderá ter que voltar a sofrer alterações. Esta ligação é uma das grandes apostas para o desenvolvimento da região do Delta do Rio das Pérolas, com as autoridades a esperarem atrair investimentos de forma a poderem rivalizar com a região do Delta do Rio Yangtze. Recorde-se que das três regiões envolvidas na construção da ponte, Macau foi a que fez um menor investimento arcando com 14,7% dos custos. A Hong Kong coube a maior fatia do investimento com 50,2%.