Macau prepara-se para fazer frente às cheias
Nos próximos dias, as zonas mais baixas de Macau poderão ficar inundadas, devido à subida dos níveis das marés. Po isso, as autoridades de Macau já estão a tomar medidas de precaução face à previsão de que as chuvas intensas que têm feito sentir-se no Rio das Pérolas venham a afectar o território.
Devido à chuva intensa a montante do Rio das Pérolas, que tem provocado um aumento do volume de água, prevê-se que as cheias cheguem às zonas costeiras circunvizinhas de Macau nos próximos dias.
Num comunicado difundido ontem, a Capitania dos Portos afirma que mantém contacto estreito com os organismos responsáveis pela gestão de recursos hídricos do interior da China, no sentido de comunicar de forma atempada as últimas informações sobre as cheias, aos diversos serviços de Macau, para tomar precauções, reduzindo o eventual impacto nas zonas costeiras de Macau.
Actualmente, os Serviços de Alfândega, Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais, Corpo de Bombeiros, Direcção dos Serviços de Solos, Obras Públicas e Transportes e Direcção dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos já receberam as respectivas informações, tendo tomado as medidas necessárias, no âmbito da rede de esgotos, obras e assistência de emergência. A Capitania dos Portos está a vigiar as oscilações dos níveis de água nas zonas costeiras 24 horas por dia, e prestará aos cidadãos as últimas informações sobre as cheias oportunamente.
A Capitania dos Portos e os Serviços de Alfândega vão reforçar as patrulhas no mar, alertando as unidades que executam obras no mar ou andam na faina, bem como as embarcações de pesca ancoradas no Porto Interior, no sentido tomar precauções antes da chegada das cheias.