22.6.08

Museu de Macau Promove Património Cultural Intangível de Macau
Especificidades únicas

O Museu de Macau promove no dia 22 de Junho, domingo, duas palestras subordinadas ao tema “O Património Cultural Intangível de Macau”, nomeadamente “A Nam Yam em Macau” e “O Patuá Macaense”.
A nam yam, um género de música popular do Sul da China igualmente conhecida por “Música do Sul da Terra e da Água”, consiste numa arte musical dramática dos finais da dinastia Qing (séc. XIX-XX), com origem no Delta do Rio das Pérolas, e que envolve canto e discurso falado em cantonense. De regras muito estritas a nível de métrica e rima, a nam yam valoriza o uso de expressões idiomáticas locais, produzindo melodias suaves e elegantes, num estilo demarcadamente típico de Lingnan. A palestra sobre este notável género musical terá lugar no Auditório do Museu de Macau, das 10:30 às 12:30 horas, e será conduzida pelos oradores Sam Peng Vo e Lao Wa, seguindo-se uma actuação ao vivo por Au Kuan Cheong e a sua banda.
O patuá macaense é um fenómeno único característico de Macau, que ao longo de séculos fundiu a língua portuguesa, o cantonense e o malaio, resultando num dialecto pleno de marcas distintamente locais. De igual modo, os espectáculos musicais e as peças teatrais em patuá destacam-se pela sua unicidade como formas de expressão artística, atraíndo multidões de espectadores (nomeadamente, por ocasião do Festival de Artes de Macau), curiosos e fascinados por este emblema de fusão linguística, histórica e cultural. Esta palestra sobre o patuá macaense será apresentada, das 15:00 às 17:00 horas, no Auditório do Museu de Macau, pelo Dr. Henrique Miguel de Senna Fernandes, da Associação dos Macaenses.
Paralelamente às duas palestras, o Museu de Macau organiza no mesmo horário, na Entrada Principal do Museu, demonstrações artísticas sobre a Cerimónia do Chá, Fabrico de Bonecos de Farinha, Desenho Figurativo e Caligrafia Chinesa; das 11:00 às 12:00 horas, destaca-se ainda a actuação por um grupo juvenil da tradicional Dança do Leão, a ter lugar no Jardim da Fortaleza do Monte. A língua veicular de todas as actividades acima referidas será o cantonense.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com