22.6.08

Instituto Cultural apresentou ontem critérios e regulamento
Candidaturas para Património Intangível
abrem a 1 de Julho


Depois de ter visto a "Escultura de Ídolos Sagrados" ser inscrita na lista do Património Cultural Intangível da China, o Instituto Cultural lança agora o “Regulamento Transitório de Candidatura e Classificação a Património Cultural Intangível de Macau”. Num comunicado à imprensa, o IC esclarece que o objectivo é criar uma lista própria de forma a reforçar a protecção e conservação do Património Cultural e Intangível da RAEM.
No comunicado, o IC divulga que começa a aceitar candidaturas já a partir de 1 de Julho, e assume que o regulamento criado é inspirado no modelo do governo chinês, embora ajustado à realidade local. O IC espera, promover a recuperação, protecção, preservação e o desenvolvimento contínuo do Património Cultural Intangível de Macau, em toda a sua peculiaridade e diversidade, assim como reforçar a consciência dos habitantes no que respeita à cultura e identidade locais. Respeitar e elogiar as contribuições das comunidades, grupos e indivíduos para a cultura do território, manifestando a riqueza das suas tradições são outros objectivos do Instituto Cultural. O IC acredita que através da criação desta lista vai encorajar habitantes, diversos sectores profissionais, instituições e organizações culturais, educacionais e científicas a participarem activamente na protecção do Património Cultural Intangível.
O IC esclareceu que todos os residentes, instituições, associações e empresas podem, a qualquer altura do ano, apresentar pedidos de candidatura, nomeadamente de património com relevância para a expressão da criatividade cultural tradicional de Macau, ou se este possuir características locais muito nítidas. Critérios como o valor histórico, artístico, etnológico, folclórico, social, antropológico, linguístico ou literário serão igualmente tidos em conta.
No comunicado o IC refere que tomará medidas no sentido de incentivar associações, organizações culturais, instituições académicas, escolas de ensino superior e especialistas a proceder à investigação teórica e prática sobre Património Cultural Intangível, à recolha de materiais e objectos de valor patrimonial de modo a assegurar a sua conservação, estando o IC disponível para prestar todo o apoio necessário no processo de recolha e pesquisa. O processo de avaliação e classificação do Património Cultural Intangível ficará sob a responsabilidade do Museu de Macau e o regulamento que contém 19 artigos pode ser consultado na página electrónica do Museu: www.macaumuseum.gov.mo.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com