Pedro Almeida já tem sucessor para escolas de patinagem
José Cardinho foi escolhido em Portugal
e vai acumular funções já em Julho
Chega a Macau, no final do mês, o novo responsável pelo projecto de divulgação e captação. José Cardinho constituirá também mais um elemento para a selecção. Mas não pode jogar no Mundial B da África do Sul. Torneio Internacional será em Agosto e já há confirmação de uma selecção espanhola
Vítor Rebelo
rebelo20@macau.ctm.net
José Cardinho foi escolhido em Portugal
e vai acumular funções já em Julho
Chega a Macau, no final do mês, o novo responsável pelo projecto de divulgação e captação. José Cardinho constituirá também mais um elemento para a selecção. Mas não pode jogar no Mundial B da África do Sul. Torneio Internacional será em Agosto e já há confirmação de uma selecção espanhola
Vítor Rebelo
rebelo20@macau.ctm.net
Não perdeu tempo a Associação de Patinagem de Macau. Pedro Almeida decidiu regressar a Portugal e foi lançado concurso para o lugar de monitor das escolas de patinagem, que aquele jogador vinha exercendo, desde que os responsáveis, liderados pelo presidente António Aguiar, decidiram arrancar com a divulgação e captação de jovens nas escolas, em especial nos estabelecimentos de ensino da comunidade chinesa.
Pedro Almeida, que regressou a Portugal depois de quatro anos no território a exercer funções de monitor das escolas e jogador (experiente) da selecção, foi convidado para treinar uma equipa no nosso país e deixou assim a modalidade na RAEM.
Desde logo os dirigentes associativos abriram um concurso em Portugal para a substituição de Pedro Almeida, ao qual responderam 18 candidatos.
Cardinho reúne condições
para preencher o lugar
para preencher o lugar
José Ricardo Oliveira Cardinho reuniu as condições exigidas por Macau e assinou já um contrato válido por um ano, renovável, tendo chegada prevista ao território para 28 deste mês de Junho.
“Começará a trabalhar connosco oficialmente a 1 de Julho”, palavras de António Aguiar, que assim confirmou ao PONTO FINAL a notícia divulgada pelo “Mundo do Hóquei”, no qual Nelson Alves é um dos principais responsáveis.
“O José Cardinho pareceu o mais adaptado àquilo que nós pretendíamos e na sequência de vários contactos, fechámos contrato com ele para dar seguimento ao nosso projecto de captação de novos valores, muito embora também o possamos utilizar como jogador, já que ele tem actuado numa equipa da II Divisão de Leiria.”
O novo elemento da “família do hóquei de Macau” não poderá, no entanto, representar a selecção de Macau nos próximos 3 anos, face aos regulamentos de residência para efeitos desportivos de selecção.
Mas Cardinho, de 23 anos, licenciado em educação física, já poderá actuar pela equipa treinada por Alberto Lisboa no Campeonato Asiático, uma vez que aí só é necessária a permanência de apenas um ano.
Associação de Patinagem
já tem 200 miúdos
já tem 200 miúdos
António Aguiar reconhece que não se pode parar o projecto:
“Tem valido a pena este investimento nas escolas há já quatro anos e por isso não queremos parar. Temos mais de duzentos jovens a praticar a patinagem e muito embora ainda seja cedo para os lançar em termos competitivos, eles estão no bom caminho. Começaram com 4/5 anos e por isso estão agora mais perto de ser utilizados nas várias modalidades. Valeu de facto a pena este investimento feito por nós e pelo IDM na formação da patinagem. Daqui a 2/3 anos estes jovens já estarão em condições de participar em pleno.”
Relativamente ao novo elemento, o técnico Alberto Lisboa disse à nossa reportagem desconhecer o seu valor, mas já informado de que se trata de um bom monitor/jogador, que poderá ajudar na continuidade do hóquei e da patinagem em geral.
“Coma saída do Pedro Almeida pode dizer-se que ficou um lugar por preencher, mesmo a nível de selecção, muito embora tenhamos ainda jogadores locais que nos dão garantias. Mas mais um é bom, ainda que ele só possa jogar nos Mundiais daqui a 3 anos”, referiu Alberto Lisboa, que adiantou estarem a prosseguir a bom ritmo os treinos da selecção, tendo em vista duas provas agendadas para este ano, o Torneio Internacional de Macau e o Mundial do Grupo B, na África do Sul.
Espanha confirmou
vinda de uma equipa
vinda de uma equipa
No que diz respeito ao torneio que assinalará os 25 anos da Associação de Patinagem de Macau, o presidente António Aguiar confirmou as datas da prova, entre 27 e 31 de Agosto.
“Está já assegurada a vinda de uma selecção espanhola, a nomear pela respectiva Federação. De resto, Portugal estuda também a vinda a Macau, o que seria excelente. Austrália, Nova Zelândia e India, estão certos. Aguarda-se, por outro lado, a confirmação da presença de Japão e Moçambique, tudo dependendo dos patrocínios que eles conseguirem. Queremos fazer um Torneio Internacional com 6 ou 8 equipas.”
A competição irá decorrer, tudo indica, no Pavilhão do Colégio D. Bosco.
Aberto Lisboa disse ao PONTO FINAL que este torneio constituirá uma boa preparação para a campanha do Mundial B na África do Sul:
“Sem pensarmos em discutir a vitória na competição, que será naturalmente difícil, principalmente se aqui vierem equipas de Portugal e Espanha, a rotina de jogo vai ser muito importante para nos prepararmos. Será por outro lado uma festa bonita nos 25 anos da Associação.”
Sobre as ambições no Mundial B, a disputar na última semana de Outubro e primeira de Novembro, o técnico diz que “a equipa tem condições para lutar.”
Isto numa temporada em que os dirigentes associativos decidiram não realizar campeonato, dando assim toda a prioridade para os trabalhos das selecções (masculina e feminina).
As meninas terão o seu Campeonato do Mundo no Japão, também este ano.
A selecção masculina tem treinado no D. Bosco, 4 a 5 vezes por semana e passou a contar com os regressos de Nuno Antunes, Dionísio Luz e Lo Vai Va.