23.6.08

Problemas mecânicos não impediram piloto português de manter vantagem sobre adversários
Ávila assegura liderança do campeonato

Rodolfo Ávila não conseguiu alcançar o objectivo de vencer à geral nas duas corridas do Asia Supercar Challenge (ASCC) 2008 no Circuito Internacional de Sepang, mas regressa a Macau na liderança do campeonato.
O piloto português de Macau viu o seu fim-de-semana prejudicado pelas dificuldades em encontrar uma boa afinação para o Ferrari 360 Modena Challenge preparado pela equipa italiana Mastercar, obtendo um 7º e 5º lugar à geral, resultados suficientes para assegurar, com 8 pontos de avanço sobre Sam Yau (Porsche 996), a 1ª posição do campeonato.
“Tínhamos ambições altas para este fim-de-semana, mas desde os treinos-livres que sentimos problemas com o carro. No último fim-de-semana as afinações resultaram, mas com o lastro que recebemos devido aos bons resultados da prova passada tivemos enormes dificuldades em encontrar um bom ‘setup’”, afirmou ligeiramente desapontado o piloto de 21 anos da RAEM que conquistou o 9º lugar da grelha de partida, após de ter ficado imobilizado na pista durante a qualificação devido a um problema de bateria.
Nas duas corridas de 10 voltas, Ávila lutou, mesmo com um carro inferior, de igual para igual com os seus adversários. Na corrida de Sábado, ao fim de quatro voltas, o piloto que defende as cores de Macau já estava colado à traseira do pequeno grupo que lutava pela 3º posição. Contudo, o concorrente que seguia atrás de si, o
holandês Francis Tjia (Ferrari 360 GT), tentou uma ultrapassagem, numa zona aonde esta seria impossível, acabando ambas as viaturas por colidir, atrasando irremediavelmente Ávila a quatro voltas para o fim.
Para a corrida de domingo, o piloto viu os seus mecânicos efectuarem diversas alterações no carro – distribuição do peso, asa traseira, pára-choques dianteiro. Apesar dos esforços da formação transalpina, o “Cavallino Rampante” continuou difícil de domar.
“Ambas as corridas foram bastante complicadas, porque para além de ter lutar com os meus adversários, lutei contra o carro. No Sábado, o resultado poderia ser ligeiramente melhor se o Tjia não tivesse tentado ultrapassar num local aonde era impossível. No domingo fiz outro bom arranque e enquanto os pneus estavam novos consegui a subir até 3º, mas a diferença para os meus adversários foi sempre abissal, principalmente em velocidade ponta. Quando os pneus acusaram o desgaste foi impossível
manter a posição. Não fiquei satisfeito com os resultados, pois os esforços que fiz foram inglórios. Há muito trabalho de casa a fazer se quisermos conservar a primeira posição no campeonato”, concluiu Ávila.
A próxima prova do campeonato está marcado para o último fim-de-semana de Agosto.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com