9.7.08

Autoridades policiais atentas no combate à droga

O chefe do Gabinete do Secretário para a Segurança, Wong Chun Fat, garante que as autoridades policiais têm estado bastante atentas às novas tendências de crimes relacionados com droga, devido aos grandes prejuízos que o abuso de drogas e substâncias psicotrópicas acarreta para a sociedade. A polícia tem adoptado vários tipos de medidas, desde a prevenção ao combate deste tipo de criminalidade, adiantou o mesmo responsável.
Em resposta à interpelação escrita dos deputados Chan Meng Kam e Ung Choi Kun, Wong Chun Fat recorda que em muitos países e territórios as actividades relacionadas com droga envolvem crimes organizados e pessoas cada vez mais jovens, não sendo Macau uma excepção.
Tendo em conta a globalização, complexidade e profissionalismo das organizações criminosas, argumenta o responsável, as autoridades têm reforçado a formação de pessoal de investigação criminal, nas mais diferentes categorias, elevando o conhecimento em termos de droga e de métodos de tráfico. Além disso, acrescenta, tem sido aperfeiçoado o tempo de reacção nos casos mais complexos, através de uma melhor capacidade de investigação, e também a comunicação entre as diferentes forças de segurança e os serviços públicos, de forma a tornar a cooperação mais eficaz.
Segundo Wong Chun Fat, as autoridades estão empenhadas nos trabalhos de prevenção e investigação de crimes relacionados com droga, tendo procedido a uma redistribuição do pessoal e aumentado a fiscalização nas fronteiras. Através do cruzamento de dados relacionados com crimes de droga, a polícia criou grupos especializados responsáveis por proceder aos trabalhos de investigação nas fronteiras, realça.
Por outro lado, sublinha, aumentou-se o número de patrulhas periódicas e esporádicas a casinos, bem como as patrulhas regulares e centradas em bairros comunitários, para verificar a identidade dos toxicodependentes. Tais acções permitem não só efectuar os procedimentos de investigação necessários, mas também garantir a segurança dos cidadãos e evitar que os prejuízos da droga se alastrem na sociedade.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com