6.7.08

Creative Macau abre segundo semestre com exposição e concurso de fotografia
Drummond conta histórias na tela

A segunda metade de 2008 abre no Centro de Indústrias Criativas (Creative Macau) com uma exposição de José Drummond, na qual o multifacetado artista plástico regressa aos trabalhos de pintura. "THE STORYTELLER" é o título da mostra que pode ser vista a partir de hoje, com a inauguração às 18 horas, até ao próximo dia 19. No dia 12, Drummond estará no Creative Macau para falar sobre o seu trabalho ao público.
Quanto a esta exposição, José Drummond deixa até à hora da abertura o mistério sobre o que se poderá ver. Num breve texto que serve de apresentação à mostra, o artista refere que "tomei a decisão formal de desligar o vídeo" e ainda que abandonou as suas "fortes decisões estéticas e conceptuais." O motivo? "Não quero que o meu trabalho se torne demasiado fixo". Assim, assume o "risco" de usar pinturas a óleo como um "desafio".
Entretanto, a Creative Macau lançou ontem um novo desafio aos residentes de Macau: retratar o dia a dia da cidade num concurso de fotografia cujo objectivo é ir muito além do olhar. A ideia passa por convidar os interessados a apresentarem um conjunto de imagens criadas a partir da manipulação de fotografias. Lúcia Lemos, directora do centro de Indústrias Criativas, disse à Rádio Macau que o objectivo é "expressar emoções e fugir às regras". "Queremos dar liberdade às pessoas de fazerem toda a experimentação possível e para mostrar que as pessoas não precisam de esconder o que fazem. Devem assumir. Na verdade, queremos também fugir ao tradicional."
O primeiro prémio é de 20 mil patacas, o segundo de 10 mil e o terceiro de 8 mil patacas. Há ainda dois prémios complementares: um para a melhor composição e outro para a categoria de fotojornalismo. As inscrições estão abertas até 31 de Agosto e os trabalhos podem ser entregues durante o mês de Outubro. Além dos prémios, os vencedores vão poder ainda ver os seus trabalhos expostos, numa mostra que decorrerá entre 6 de Dezembro e 6 de Janeiro.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com