16.7.08

Deputado Ung Choi Kun interpelou acerca do trabalho jornalístico da TDM
Manuel Gonçalves refuta críticas sobre cobertura
do sismo de Sichuan


O administrador-delegado da Teledifusão de Macau (TDM), Manuel Gonçalves, afirma que as notícias da TDM sobre o terramoto de Sichuan deram uma panorâmica completa, quer dos acontecimentos no terreno, quer das reacções nacionais, internacionais e locais.
Em resposta à interpelação escrita do deputado da Assembleia Legislativa, Ung Choi Kun, que criticou a cobertura noticiosa da tragédia pelo órgão de comunicação, Manuel Gonçalves sublinha que o avassalador sismo de Sichuan constituiu um acontecimento de consequências marcantes para toda a China, a que a TDM não poderia certamente ficar indiferente, quer enquanto órgão de comunicação social, quer enquanto serviço público de radiodifusão da RAEM.
Assim, acrescenta, todos os serviços noticiosos, a partir da tarde do dia 12 até ao dia 27 de Maio, abriram sempre com notícias sobre o desastre, preenchendo a primeira parte de todos os noticiários diários.
O mesmo responsável recorda ainda que as actividades de angariação de fundos em Macau, bem como de entrega de donativos, tiveram cobertura noticiosa integral, tendo sido produzidos um programa especial de rádio e outro de televisão para dar voz aos diversos quadrantes da sociedade transmitindo os sentimentos relativamente à tragédia.
Além disso, todos os programas informativos, na semana que se seguiu a 12 de Maio, foram alterados de forma a que o terramoto de Sichuan passasse a ser o tema principal, citando-se como exemplos os programas “Wind of Fire” e “Macau Fórum”, para além de terem sido destacadas duas equipas de reportagem para acompanhar as delegações médicas de apoio de Macau no terreno, as quais partiram em 23 de Maio e 10 de Junho, respectivamente, com destino a zonas afectadas da província.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com